Satélite chinês aproxima-se da Terra e pode cair em Portugal
Especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA) acreditam que o satélite chinês Tiangong-1 se despenhará na Terra durante o fim de semana de Páscoa, ou seja, entre os dias 30 de março e 2 de abril.
Porém, nota o Mirror que a previsão pode mudar, com o grupo de especialistas a atualizar as previsões para cada dois dias, sendo que a mais recente pode ser consultada aqui.
Da mesma forma que não é possível ter 100% certeza da data em que o satélite chinês se despenhará, os especialistas também apontam a zona de entrada como sendo incerta, indicando por enquanto que se dará muito provavelmente no hemisfério norte. Os destroços poderão ainda cair no Oceano.
Entretanto, a ESA partilhou um mapa (abaixo) que mostra onde o satélite pode cair. Portugal encontra-se entre os países em ‘perigo’ mas, nota a ESA, que não tem motivos para se preocupar.
© Agência Espacial Europeia
“Considerando o pior caso possível a probabilidade de uma pessoa ser atingida pelos detritos do Tiangong-1 é um milhão inferior à probabilidade de ganhar o jackpot [da lotaria] Powerball.”, pode ler-se num comunicado da ESA.