Saúde em Rondônia na UTI por falta de vontade política e 'invencionismo'
E ainda, quatro mulheres devem disputar a prefeitura de Porto Velho; ex-secretários de Roberto Sobrinho são absolvidos por falta de provas
Burocracia atrapalha
O prefeito de Cacoal, Adaílton Fúria usou suas redes sociais nesta quinta-feira para reclamar de uma normativa adotada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que estaria atrapalhando a vida dos moradores de sua cidade. De acordo com Fúria, Cacoal montou uma estrutura para fazer a triagem de pacientes, mesmo assim, a Sesau vem exigindo um novo cadastro que tem que ser feito em….Porto Velho. Tem coisas criadas por burocratas que não fazem o menor sentido. Outro ponto levantado por Fúria é que Cacoal tem hospital do Estado, mas mesmo assim, a cidade chega a despachar até três ambulâncias de uma vez para levar pacientes a Porto Velho.
Problema crônico
A Saúde em Rondônia é igual os alagamentos em Porto Velho, um problema crônico, que político nenhum consegue resolver, e isso se deve a dois pontos, a falta de vontade política, afinal isso sempre é plataforma de campanha, e o segundo é a mania de querer ‘inventar moda’. Há muito passou da hora de ser implantado ao menos um pronto socorro estadual na região central do Estado para pacientes de alta complexidade. É um absurdo uma ambulância se deslocar 400, 500 até 800 quilômetros, com equipes e pacientes na BR 364. A idéia estapafúrdia de construir um hospital através do modelo Built To Sistem (BTS) não deu certo. O Heuro da capital é o melhor exemplo disso. Tapumes cobrem o fracasso.
Sem horizonte
Para piorar, não existe nenhum projeto em andamento neste sentido. Pelo visto, a população do interior do Estado vai continuar no batidão da BR 364 por muito tempo ainda. Enquanto isso, parte da bancada fica arrumando confusão defendendo pautas absurdas ao invés de se preocupar com o que realmente importa, o bem estar de quem votou em seus representantes.
Em Ouro Preto…
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Fundo do Poço, que investiga crimes que geraram prejuízos ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município. O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Ouro Preto do Oeste (IPSM) é gerenciado pela Prefeitura. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Ouro Preto do Oeste, São Paulo, Santos e Birigui/SP, além da execução de medida cautelar consistente no sequestro de bens dos investigados, no limite de até R$ 18.401.000,00. Os autores são investigados pelos crimes de gestão fraudulenta e/ou temerária, organização criminosa e lavagem de dinheiro, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados no curso da investigação.
No Mato Grosso
O Supremo Tribunal Federal validou uma norma do Mato Grosso que permite a população, acesso a informações sobre condenados por crimes de pedofilia e agressores sexuais. O governo matogrossense havia questionado a validade do cadastro, mas o Supremo aprovou com algumas correções. Só podem ser divulgados criminosos com transito em julgado (sem chance de recurso) e o sigilo das vítimas. O cadastro é de 2015. Na coluna de ontem falei sobre uma norma similar que está sendo relatada por Marcos Rogério que tem os mesmos moldes.
Falta de provas
O Tribunal de Justiça absolveu treze réus acusados de fraudar contratos durante a gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). Os contratos, vinculados à Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), envolviam a locação de veículos e equipamentos pesados e a prestação de serviços de infraestrutura urbana e rural, como drenagens e manutenção de vias. Entre os acusados, Otávio Justiniano Moreno, Raimundo Marcelo Ferreira Fernandes, Sebastião Assef Valladares, Miriam Saldaña Peres, e Regina Maria Ribeiro Gonzaga de Melo, que foram inicialmente denunciados por manipulação de quantidade de combustível fornecido e horas-máquina registradas para desviar fundos públicos. A denúncia sugeria que tais práticas teriam inflado indevidamente os valores pagos pela administração municipal à empresa M&E Construtora Terraplenagem LTDA, contratada para a execução dos serviços. A investigação, liderada pelo Tribunal de Contas e motivada por inconsistências nas planilhas de medição para fins de pagamento, não encontrou provas suficientes durante a fase instrutória do processo. Testemunhos e análises documentais não conseguiram estabelecer a materialidade e autoria dos fatos delitivos alegados, falhando em demonstrar o dolo necessário para configurar as condutas como criminosas.
Sentença
A sentença determinou a publicação e o registro do veredito, além da intimação das partes envolvidas. Foi ordenado também o arquivamento dos autos, com as baixas necessárias, após a conclusão do trâmite judicial. A decisão marca um importante capítulo nos esforços contínuos de combate à corrupção em contratações públicas na região, destacando a complexidade de provar delitos em esquemas de fraude e a importância de um processo legal rigoroso.
Faces do Quilombo
Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO) às margens do Rio Guaporé, será o palco para a “3ª Exposição Fotográfica: Faces do Quilombo”. A coordenadora do projeto Andréia Machado explica que a exposição de fotografia faz parte do projeto da "3ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo" realizado entre os meses de fevereiro a abril de 2024 na Comunidade Quilombola de Santa Cruz. O projeto conta com fomento do edital Funarte Retomada 2023 - Artes Visuais. As imagens que compõem a exposição são uma colaboração dos fotógrafos Washington Kuipers, Andréia Machado, Márcio Guilhermon, juntamente com trabalhos dos alunos participantes da "3ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo". Mais de 20 fotografias foram cuidadosamente selecionadas para retratar o cotidiano e a cultura vibrante da comunidade quilombola de Santa Cruz. O evento é aberto ao público e está instalado na Escola Pública Inácio de Castro, localizada na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, na Rua Rio Grande do Norte, número 278, Pimenteiras do Oeste em Pimenteiras do Oeste (RO).
Quatro mulheres
Mariana Carvalho, Euma Tourinho, Fátima Cleide e Sofia Andrade. As quatro podem disputar a prefeitura de Porto Velho nas eleições desse ano e é um marco, caso se concretize. E a diversidade de ideologias também chama a atenção, tem esquerda, direita e centro. A disputa promete.
Estudo associa gestação na adolescência a maior risco de morte prematura
Um estudo canadense mostrou que engravidar entre os 12 e 19 anos de idade está associado a aumento no risco de morte por todas as causas, com o número de gestações impactando no desfecho. O estudo contou com mais de 2 milhões de participantes, das quais 7,3% tiveram pelo menos uma gestação na adolescência. As adolescentes que engravidaram tinham maior chance de viver em bairros com piores índices socioeconômicos e de não completarem o ensino médio. Dentre as gestações, 36,8% resultaram em nascimento (dos quais 99,1% foram de recém-nascidos com vida); 65,1% em abortamento induzido; e 11,0% em abortamento espontâneo ou gestação ectópica. O aborto é legalizado no Canadá, e as gestantes podem optar por encerrar a gestação a qualquer momento. A incidência de morte precoce por todas as causas aumentou com o número de gestações: para adolescentes que não engravidaram, foi de 1,9 por 10.000 pessoas-ano (intervalo de confiança [IC] de 95%, de 1,9 a 2,0); para adolescentes que tiveram uma gestação, foi de 4,1 por 10.000 pessoas-ano (IC 95%, de 3,8 a 4,5); e, para adolescentes que tiveram duas ou mais gestações, foi de 6,1 por 10.000 pessoas-ano (IC 95%, de 5,5 a 6,8). Quanto à causa da morte, as RR também foram ajustadas para morte não relacionada a trauma (1,25), morte relacionada a trauma não intencional (2,06) e morte relacionada a trauma intencional (2,02). O estudo foi publicado em 14 de março de 2024 no periódico JAMA Network Open. Os autores são afiliados à University of Toronto, no Canadá.
MAIS LIDAS
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (26/11) para seu signo
Ex-PRFs acusados de asfixiar Genivaldo com gás em porta-malas vão a júri popular
No jogo eleitoral, vereadores eleitos ainda podem dançar
Horóscopo 2024: confira a previsão de hoje (28/11) para seu signo
PAINEL POLITICO (ALAN ALEX)
Alan Alex Benvindo de Carvalho, é jornalista brasileiro, atuou profissionalmente na Rádio Clube Cidade FM, Rede Rondovisão, Rede Record, TV Allamanda e SBT. Trabalhou como assessor de imprensa na SEDUC/RO foi reporte do Diário da Amazônia e Folha de Rondônia é atual editor do site www.painelpolitico.com. É escritor e roteirista de Programas de Rádio e Televisão. .