Seca na Amazônia Legal mobiliza Censipam, quem irá vender os 40g de maconha ao consumidor? PP reúne lideranças em Ji-Paraná
Seca – A seca prolongada de 2023 em Rondônia e região, que comprometeu a navegação no Rio Madeira e o abastecimento dos moradores ribeirinhos e de Manaus, preocupa o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que está alertando os órgãos de defesa civil para medidas preventivas e de assistência à população. As chuvas estão abaixo da média em área significativa da região e temperaturas mais elevadas que as consideradas normais. Estudos apontam que a seca deste ano não será muito diferente da que ocorreu em 2023, devido aos efeitos do fenômeno El Niño, que mantém o aquecimento no Atlântico Norte e Sul, que inclusive, provocam redução no volume de chuvas na Amazônia. Em 2023 a navegação no Madeira ficou interditada no período noturno durante um longo período e a diurna com barcos e navios transportando cargas mínimas.
Maconha – A liberação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não o Congresso Nacional – que deveria legislar sobre o assunto e não legisla – de 40 gramas de maconha para consumo próprio é muito questionada pela maioria da população. Se o viciado pode consumir 40 gramas/dia, por exemplo, onde ele irá adquirir a droga, que tem a comercialização ilegal? Na farmácia, não tem; no supermercado, na padaria, na floricultura, no boteco, também não; assim como no posto de saúde, hospital, restaurante. O governo subsidiará? Todo viciado terá que cultivar a droga em suas residências? Como será fiscalizada venda/compra de os 40 gramas pelo público consumidor (legalizado)? O Brasil não é mesmo um País sério. É o fim da rosca...
Vereador – oriunda de família de políticos atuantes em Rondônia, o jovem Cleiton Roque Júnior, filiado ao PRTB é pré-candidato a vereador em Porto Velho nas eleições municipais de outubro próximo. O ex-deputado estadual Cleiton Roque, que responde pela chefia de Gabinete do deputado estadual Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), líder do Governo na Ale-RO, que está se licenciando a partir de hoje (2) até o final de agosto para tratamento de saúde, já foi deputado estadual e sua esposa, Juliana Roque, ex-prefeita de Pimenta Bueno. Agora residindo em Porto Velho, o filho, Cleiton Roque Júnior está na lista de pré-candidatos a uma das 23 vagas de vereador na capital. Apesar de jovem, Roque Júnior tem atuação destacada junto a juventude estudantil da capital.
PP – O partido realizou na segunda-feira (1º) encontro com lideranças nacionais, regionais e municipais em Ji-Paraná, para discutir, dentre outras coisas as eleições municipais de outubro próximo, e a chegada de a deputada federal Sílvia Cristina, ao partido, no auditório do Clube Vera Cruz. “Gratidão a todos que vieram nos prestigiar. Foram muitas caravanas de todas as regiões de Rondônia, entre prefeitos, vereadores, pré-candidatos e lideranças do partido, mostrando a nossa força para as eleições municipais de outubro. Foi muito emocionante e motivador”, disse Sílvia Cristina, que completou, “o PP está me dando a oportunidade de trabalhar, de buscar mais por nosso Estado. O nosso trabalho é de resultado e junto ao Progressista, tenho certeza de que iremos ainda mais longe. Nosso caminho vai ser trilhado com muita garra e mantendo a minha palavra e meus compromissos”.
PP II – Com auditório lotado, o presidente do diretório regional, ex (prefeito, governador, senador), Ivo Cassol destacou a importância do encontro que visa a organização do partido para as eleições municipais de outubro. Segundo Cassol, “a partir de agora, Sílvia Cristina tem duas missões: Fortalecer a presença feminina dentro do partido e a segunda é daqui a dois anos, na disputa ao Senado. Vamos compor com mais partidos e lideranças, respeitando o trabalho de cada um”. Cassol também agradeceu pela presença significativa de lideranças regionais, além de o presidente do diretório nacional, senador Ciro Nogueira e da presidente regional das Mulheres Progressistas, Iracema Portela. Sílvia Cristina também foi eleita para a presidência das Mulheres Progressistas de Rondônia. Os deputados estaduais Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Lucas Torres (PP-Buritis), Luizinho Goebel (Podemos-Vilhena) e Cássio Góes (PSD/Cacoal), além de o ex-deputado federal Léo Moraes e o prefeito Isaú Fonseca (UB) marcaram presença.
Respigo
A violência continua acelerada em Porto Velho. As divergências entre as facções criminosas levam quase que diariamente pessoas a óbitos, não importando o local +++ Se antes as execuções ocorriam nos bairros, hoje ocorrem em área central da capital. Há tempo cobramos um policiamento ostensivo-preventivo mais eficiente, permanente e abrangente +++ Hoje ocorre sessão extraordinária na Assembleia Legislativa (Ale), à partir das 17h para a posse do deputado Jesuíno Boabaid (PSD-PVH). Ele assume no lugar de Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), que está se licenciando para tratamento de saúde +++ A Prefeitura de Cerejeiras foi favorecida com uma van adquirida pela municipalidade, graças a emenda parlamentar do deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno). O veículo, segundo a prefeita Lisete Marth (PV) garantirá o transporte seguro das pessoas que necessitem de tratamento diferenciado em centros maiores.