Sem Hildon PSDB tem difícil missão nas eleições em Rondônia, fim das coligações dificultam composições, Pedra Fundamental do Heuro e obras do Cemetron abandonadas
Apostas – Após a decisão do prefeito-licenciado de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), reeleito em novembro último em não disputar as eleições gerais deste ano a discussão é sobre qual o futuro dos tucanos. Hildon já declarou que deverá fechar questão com o governador Marcos Rocha, presidente regional do União Brasil, que é pré-candidato à reeleição. A expectativa junto ao ninho tucano era que Hildon disputaria a sucessão estadual e Maurício, vice-prefeito, –hoje prefeito em exercício com a licença de Hildon até o final deste mês de março– assumisse de forma definitiva a prefeitura da capital. Deu zebra e agora a presidente do diretório regional, Mariana Carvalho tem difícil missão pela frente.
Tucanos – Sem Hildon para disputar o governo do Estado, Mariana perde um pouco do espaço para concorrer ao Senado, que é o seu objetivo nas eleições de outubro próximo. O candidato a senador depende muito da do postulante ao cargo majoritário e o PSDB, não deverá ter um nome para concorrer a governador. Expedito Júnior, que durante anos comandou o partido bateu asas para o PSD, do seu filho, deputado federal Expedito Netto e se prepara para concorrer ao Senado. Caso Mariana decida disputar a única das três vagas de senador, que estará disponível, as possibilidades de Maurício buscar uma das oito cadeiras à Câmara Federal são enormes.
Coligações – O problema maior dos dirigentes partidários com o fim das coligações é conseguir candidatos para concorrer aos cargos eletivos. Uma candidatura a federal, por exemplo, tem expectativa de o partido ter que somar de 80 mil a 100 mil votos para conseguir eleger um deputado. A sigla pode até compor em federações, como está liberado pela Justiça Eleitoral, mas os votos são individuais, e a parceria firmada em nível nacional tem que ser respeitada pelos diretórios regionais, além de o prazo de fidelidade de no mínimo 4 anos. Além do quociente eleitoral, o partido tem que atingir a cláusula de barreira e ter no mínimo 30% de filiação de mulheres, dentre outras exigências. Até as convenções (20 de julho a 5 de agosto), quando serão definidos os candidatos aos diversos cargos, os dirigentes partidários terão muito trabalho...
Troca-troca – O prazo para que os deputados federais e estaduais possam trocar de partido sem a possibilidade de perder o mandado, por infidelidade, a chamada janela de migração partidária, que teve início no último dia 3 será encerrado no próximo dia 1º. Apesar de o período estar expirando (faltam 10 dias), a mobilização em Rondônia, por enquanto, não é das maiores. O deputado estadual Anderson Pereira deixou o Pros e se filiou ao PRB, presidido no Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano, de Ariquemes. Luizinho Goebel, líder do governo na Ale-RO deixou o PV para assumir o PSC. A expectativa é que até 1º de abril ocorram mais mudanças.
Heuro – O governo do Estado fez um barulho danado no lançamento da Pedra Fundamental do Heuro, futuro hospital de urgência e emergência de Rondônia, na última semana, inclusive com concorrida coletiva à imprensa. Interessante é que um leitor questionou, com razão, sobre a situação do novo Cemetron (Centro de Medicinas Tropicais), obra às imediações do Heuro, que está abandonada há meses. Que a nova investida no Heuro, pelo governo do Estado, há 9 meses do final do mandato, não seja de “sepultamento” de a Pedra Fundamental. A previsão é iniciar a obras no próximo mês maio com prazo de 30 meses para conclusão.
Respigo
O maior problema do Pronto Socorro João Paulo II, da capital, não é somente a falta de uma melhor estrutura para atender melhor a demanda de pacientes que é enorme e sempre crescente. Poucos sabem, mas Porto Velho é a única capital do País, que não tem um Pronto Socorro Municipal +++ A situação não é mais crítica, porque hoje, já funcionam com regularidade os hospitais regionais de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. O JP II, além de atender a demanda da capital, que é enorme devido aos inúmeros acidentes com motocicletas, muitos pacientes do interior em condições mais graves, são encaminhados para o João Paulo provocando superlotação da unidade de saúde +++ Quarta-feira (23) ocorrerá o lançamento da campanha “Conselheiro Cidadão”, às 15h, no auditório da sede da OAB-RO em Porto Velho. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre o seu poder e dever de participar do processo de escolha do novo representante do Tribunal de Contas do Estado Rondônia (TCE-RO) +++ Servidores da Assembleia Legislativa (Ale-RO) receberam hoje (22) os salários referentes ao mês de março. Méritos para o diretor Financeiro da Ale-RO, ex-deputado estadual Cleiton Roque e ao presidente da Casa do Povo, deputado Alex Redano (Republicanos) pela eficiência no compromisso com servidores e fornecedores.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
