Semáforos da capital necessitando de reparos, sucessão estadual ganha mais espaços nos bastidores da política, Porto Velho deverá concluir vacinação no primeiro semestre
Sucessão – Apesar de predominância do coronavírus sobre todo e qualquer assunto público, a sucessão estadual é debatida nos bastidores da política de forme intensa em Rondônia. Dirigentes partidários estão trabalhando na busca de parcerias para poder apresentar chapas em condições de sensibilizar o eleitorado. E hoje a possibilidade de uma dobradinha do senador Marcos Rogério, presidente regional do DEM ao governo e o ex-senador Expedito Júnior, ainda, no PSDB, ao Senado é muito comentada. Inclusive de Expedito deixar o ninho tucano e assinar ficha de filiação ao PSD, presidido no Estado pelo seu filho, deputado federal Expedito Netto, porque o PSDB já tem candidato ao governo, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
Semáforos – A secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), de Porto Velho deve promover um mutirão para que os semáforos da cidade funcionem 100%. A maioria dos instalados na área central da capital, estão com a contagem dos minutos apresentando problemas. A melhoria do fluxo de veículos e da utilização das faixas pelos pedestres ocorre justamente em razão de os motoristas, motociclistas e as pessoas que utilizam as faixas de segurança saibam o tempo para suas ações. Com a contagem de segundos desativada, tanto os condutores de veículos como os pedestres ficam sem uma noção do tempo o que favorece a acidentes.
Fiscalização – Já que a fiscalização pela Semtran é praticamente inexistente, pois o desrespeito de motoristas e principalmente motoqueiros, não motociclistas ocorre a todo momento nos semáforos da capital, o conserto dos equipamentos de orientação do trânsito, no caso os semáforos é fundamental. É impressionante como os motoqueiros, inclusive os que trabalham com delivery, muito utilizado no momento difícil em que o mundo enfrenta com a pandemia ignoram a sinalização. Até parece que para eles a lei não existe. Pessoal ligado ao trânsito no município só é encontrado nos locais onde ocorrem acidentes, nunca fiscalizando, orientando e punindo, se for o caso. Ou seja: disponibiliza-se o remédio, não o antídoto.
Vacinas – Estão confirmadas a chegada das vacinas adquiridas pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), para amanhã (7), quarta-feira das 440 mil vacinas, como agora está se informando corretamente pela assessoria da municipalidade. A compra foi de 400 mil doses, mas a cada 100 mil o comprador recebe 10 mil de bonificação, conforme informou recentemente a prefeita de Ariquemes, Carla Redano (Patriota), que também adquiriu vacinas da AstraZeneca produzidas pela Universidade de Oxford na Inglaterra, mesma procedência da adquirida pela Prefeitura de Porto Velho. A meta é vacinar (duas doses) cerca de 220 mil pessoas.
Vacinas II – Como em Porto Velho a vacinação está sendo feita de forma prática, objetiva e muito rápida, as 440 mil doses adquiridas pelo município e as que estão chegando via governo federal certamente teremos a população da capital estimada em torno de 550 mil pessoas imunizada com maior velocidade, que nos demais municípios. O elevado número de óbitos nos últimos dias no Estado ocorre, porque os hospitais da capital e do interior estão com leitos lotados, inclusive nas UTIs. O número de pessoas contaminadas, talvez devido a vacinação iniciada no início do último mês de março e o decreto de lockdown, tem diminuído, o que não ocorre com os óbitos, devido a superlotação dos hospitais. Mas a previsão é otimista, pois a redução da contaminação sinaliza, que a vacinação já causa efeito, mais pelos cuidados, de quem é vacinado, já que a imunização só ocorrerá com a segunda dose e, após 15 dias.
Respigo
A possibilidade de uma dobradinha Álvaro Dias/Sérgio Moro, candidatos a presidente e vice, explorada na coluna de ontem (5) provocou inúmeras manifestações ao editor. A maioria aprovando o senador do Paraná e presidente nacional do Podemos, Álvaro Dias como candidato à sucessão presidencial e o herói da Lava-Jato, Sérgio Moro como vice +++ Em Rondônia comenta-se uma parceria entre o deputado federal e presidente regional do Podemos, Léo Moraes e o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, do PSB. Consultados, ambos dizem que “é cedo para se discutir a sucessão estadual” +++ Mas como “macaco velho tem medo de cumbuca”, como se diz conhecido ditado popular, cabe bem a frase: “me engana, que eu gosto”. E durma-se com um barulho desses... +++ Muitas ruas e avenidas da área central de Porto Velho estão bastante esburacadas. Como estamos no final do inverno amazônico (chuvas), uma ampla Operação Tapa-Buracos pela Secretaria de Obras seria das mais oportunas +++ Foi aprovada hoje (6) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, hoje (6) pela manhã, proposta do deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH) denominando a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa, “Professor Francisco Matias”. Homenagem mais justa ao saudoso professor, historiador e colaborador da escola dos deputados.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Um plano nefasto
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
