Semtran acelera fiscalização no trânsito da capital, secretários de Comunicação discutem fake news no Paraná, Rondônia Cidadã em Santa Luzia

23 de novembro de 2023 49

 Trânsito – Porto Velho, seguramente é uma das capitais com o trânsito mais complicado que as demais. Excesso de velocidade (carros, motocicletas), estacionamento irregular, motocicletas ultrapassando pela direita, ignorância às placas de sinalização e “furos” de semáforos, além de fiscalização falha, deficiente, inoperante fazem parte do cotidiano do trânsito da capital. Impressiona os abusos praticados pela maioria dos entregadores, os conhecidos motoboys, sem que sejam punidos pelos órgãos fiscalizadores. Por isso o trabalho surpreende, mas é necessário, que está sendo realizado desde o início da semana em áreas de maior movimento de Porto Velho, pelos Agentes de Trânsito mais conhecidos como “cabeças de tapioca”. Há tempos se cobra uma ação mais efetiva da Semtran (Secretaria Municipal de Trânsito), comandada pelo ex-deputado estadual Anderson Pereira. Parece que agora as providências estão sendo tomadas.  

Trânsito II – Notamos que foi realizada abordagem no viaduto da Jatuarana, no cruzamento da avenida Calama e rua Lauro Sodré conferindo documentação. Na terça-feira (21) os trabalhos estiveram concentrados às imediações da Assembleia Legislativa (Ale), Tribunal de Justiça, Palácio Rio Madeira distribuindo multas devido a estacionamento irregular. Impressiona como motoristas de Porto Velho não respeitam paradas de ônibus, placas de sinalização, esquinas, faixas de segurança. Boa parte dos ônibus param no meio da rua, porque o local de parada está ocupado por veículos de forma irregular. A fiscalização é ótima, necessária e deve ser aplicada com o máximo de rigor, principalmente para os motoboys irresponsáveis, que praticam todo tipo de irregularidade sem que sejam punidos, inclusive com apreensão dos veículos, assim acabaria a “pressa” irresponsável.   

Fake News – Foi realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o 3º Fórum Nacional dos Secretários de Estaduais de Comunicação Social dos governos dos Estados. Na pauta um assunto da maior importância e que muito preocupa a área de comunicação, que são as fake News (notícias falsas), que proliferam a cada dia mais nas redes sociais, e a criação de mecanismos conjuntos para combater e prevenir a disseminação de notícias falsas, principalmente. Rondônia esteve representada pela eficiente e simpática Rosângela Aparecida da Silva, secretária de Comunicação do Governo do Estado. Foi elaborado um documento (Carta Foz), a ser encaminhado ao gabinete da presidência da República, Supremo Tribunal Federal (STF), Senado e aos governadores, com o objetivo de aprimorar a comunicação pública como “elemento de formação da democracia e do funcionamento das instituições”.  

Fake News II – O encontro da cidade das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo, teve a participação do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O secretário de Comunicação do Governo do Paraná, Cleber Mata, disse que o tema fake news deve se tornar permanente nos próximos fóruns. "É um dever das Secretarias de Comunicação colocar o combate às fake news permanentemente em pauta, porque somente unidos a gente vai conseguir separar o que é informação verdadeira do que é informação falsa", afirmou. A luta pela democracia também esteve no centro das discussões e faz parte da Carta de Foz, na “defesa intransigente da liberdade de expressão”. O documento aponta os perigos de se romper esse limite. Também marcaram presença no encontro secretários de Comunicação dos Estados do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Roraima, além de o Estado sede.  

Santa Luzia – A 68ª edição do programa do Governo do Estado, Rondônia Cidadã, desenvolvido pela Secretaria de Ação Social (Seas), será sábado (24) e domingo próximos em Santa Luzia do Oeste. Estarão à disposição da população durante os dias de ação testes rápidos de aferição de pressão arterial, vacinação, inscrições para o Cadastro Único, orientações para adesão ao programa Mamãe Cheguei, emissão de documentos pessoais, auxilio negociação de dívidas, orientações para relações de consumo, benefícios do INSS, salário maternidade, entrada de aposentadoria, emissão de taxas para renovação da CNH, corte de cabelo (feminino), emissão e atualização do Cartão do SUS, atendimentos com clínico geral, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, programas Lazer na Comunidade e Criança Feliz, dentre outras atividades sociais. No sábado o atendimento será das 8h às 16h e no domingo das 8h às 12h. A Seas é comandada pela primeira, Luana Rocha e o programa já completou mais de 60 mil atendimentos.   

Respigo  

Alunos do Ensino Fundamental dos colégios Major Guapindaia e João Bento da Costa, de Porto Velho estiveram na manhã de hoje (22) na Assembleia Legislativa (Ale) dentro das comemorações dos 40 anos de promulgação da Constituição Estadual. Os alunos percorreram as instalações da Casa de Leis, tiveram conhecimento das finalidades e foram recebidos pelo presidente, deputado Marcelo Cruz (Sem Partido) +++ O diretor-geral da Escola do Legislativo, Alexandre Silva esteve coordenando a visita do grupo de estudantes na Casa do Povo. Servidores da EL acompanharam o diretor durante a visita à Ale-RO +++ O Sindicato dos Servidores Públicos dos Poderes Legislativos do Estado de Rondônia-Sindler estará realizando eleições para escolha da nova diretoria para o próximo triênio. Integrantes da Chapa 1, liderados pela experiente ex-presidente Socorro Moraes, estiveram na manhã de hoje (22) visitando os diversos setores da Assembleia Legislativa (Ale) pedindo votos e apresentando suas propostas +++ As eleições serão na sexta-feira (24), na sede do Sindler, em Porto Velho, na Rua Major Amarante. A votação será das 9h às 17h. 

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)