Senador Acir questiona modelo de privatização da BR 364, Fúria pré-candidata a vice-governadora, Maurão estuda convite para 1ª suplência ao Senado
Represália? – Pela circunstância do momento o assunto, ainda, está sendo tratado com muito cuidado e prudência pelos aliados do ex-senador, Expedito Júnior, hoje filiado ao PSD, presidido em Rondônia pelo seu filho, deputado federal, Expedito Netto. A recente declaração pública do senador e presidente do PL em Rondônia, Marcos Rogério, que é pré-candidato a governador, que o empresário da região de Vilhena, Jaime Bagattoli é o pré-candidato do grupo liderado por ele a única das três vagas ao Senado, que estará em disputa em outubro próximo provocou fortes reações dos aliados a Júnior, que também é pré-candidato a senador e foi fundamental nas eleições de 2018, quando Marcos Rogério se elegeu senador com 324.939 votos, superando o ex-governador Confúcio Moura (MDB), liderança já consolidada no Estado.
Represália? (II) – O lançamento da pré-candidatura de Bagattoli, a surpresa nas eleições de 2018, quando concorreu ao Senado e somou 212.077 votos, 18.284 votos a menos que Confúcio Moura (MDB), político dos mais experientes, por Rogério, provocou insatisfação nas lideranças do grupo, que estão fechadas com Júnior. Hoje, um dos assuntos predominantes entre os pedessistas e seus aliados é que a esposa do prefeito Adailton Fúria (PSD), de Cacoal, Joliane Fúria, que estaria compondo a lista de pré-candidatos à Câmara Federal do partido, estará na chapa do pré-candidato a governador, deputado federal Léo Moraes, presidente estadual do Podemos, como vice. Seria uma represália a Rogério, que não teria cumprido compromisso de fechar questão com o PSD tendo como pré-candidato ao Senado, Expedito Júnior. A pergunta, hoje é: até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) as arestas serão aparadas ou será confirmado o “racha” do PSD com Marcos Rogério?
Maurão – Um dos políticos mais experientes do Estado, o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, hoje no PTB, que também já governou o Estado, interinamente, quando presidiu a Ale-RO é sempre citado como pré-candidato a vice-governador de vários políticos, que estão se preparando para concorrer à sucessão estadual, mas nada confirmado. Maurão presidiu a Ale-RO em dois mandatos seguidos e se elegeu deputado estadual em cinco mandatos, além de dois como prefeito de Ministro Andreazza, onde foi o primeiro chefe do executivo. É uma liderança consolidada no Estado e com trânsito significativo entre vários grupos políticos de Rondônia.
Maurão II – O ex-presidente da Ale-RO é hoje é o nome mais citado como pré-candidato a vice-governador, por grupos de vários pré-candidatos à sucessão estadual. Em 2018, Maurão abriu mão de mais uma reeleição e concorreu a governador. Não foi para o segundo turno, porque Marcos Rocha, atual governador, segundo colocado no primeiro turno, obteve 10.001 votos a mais, graças ao efeito Bolsonaro. Além de a possibilidade de uma candidatura a vice-governador, Maurão também recebeu convites de dois candidatos ao Senado para 1º suplente. Caso opte pelo Senado, sua participação na chapa será fundamental na busca de votos, pois Maurão é uma das lideranças políticas consolidadas e com amplo trânsito junto ao eleitorado da capital e do interior de Rondônia.
BR 364 – A proposta de duplicação de parte da BR 364, de 113km nos mais de 700km no trecho entre Porto Velho a Vilhena é contestada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Segundo Acir, apenas 15% da 364 será duplicada (Jaru a Presidente Médici) para uma concessão de 30 anos com previsão de 8 praças de pedágio. Argumentou o senador, que a cobrança do pedágio iniciará no primeiro ano de concessão e as obras de duplicação, após o quinto ano. Segundo ele, um veículo de passeio numa viagem de Porto Velho a Vilhena pagará R$ 80 e um caminhão bitrem, carregado, R$ 700 e o mesmo valor na volta, vazio. “Isso é um absurdo e não vamos aceitar. Precisamos discutir esse modelo de concessão e buscar alternativas para a duplicação da rodovia, que não seja a sua privatização nestes moldes”, disse o senador.
Respigo
Informações de pessoas muito ligadas ao deputado federal e presidente do diretório regional do PSB em Rondônia, Mauro Nazif garantem que o parlamentar é pré-candidato à reeleição. Teria desistido de sua intenção de concorrer ao Senado +++ Talvez seja a senha, para que a Frente Democrática (PT, PSB, Solidariedade, PV e PCdoB), que poderá ter, ainda, Rede e Psol, se manifeste de forma definitiva sobre o tripé de pré-candidatos composto de Vinícius Miguel (PSB), Anselmo de Jesus (PT) e Daniel Pereira (Solidariedade), a governador, vice e senador, respectivamente. Há semanas a definição vem sendo protelada +++ Os aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) do IBGE para o cargo de recenseador estão sendo convocados para treinamento que ocorrerá no período de 18 a 22 deste mês. Haverá nota mínima para classificação +++ No Estado são 1.509 recenseadores distribuídos nos 52 municípios de Rondônia. Porto Velho terá o maior número de recenseadores, 425 e Pimenteiras do Oeste o menor, dois.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
