Senador está dando um “tiro no pé” na corrida pela sucessão estadual, MDB espera por Confúcio e Frente Democrática sem definição, Rosária Helena deixa presidência da Ucaver

7 de julho de 2022 271

Chapas – O posicionamento de dois –fortes– grupos políticos em Rondônia com relação as eleições gerais relacionadas aos cargos de governador, vice e senador, que são majoritários intriga quem participa da política regional. O MDB, terceiro maior partido a receber grana alta do fundo eleitoral (R$ 360,3 milhões), a treze dias do início das convenções partidárias, para escolha dos candidatos majoritários e proporcionais, ainda, não definiu se terá chapa própria ou irá compor parceria com outro ou mais partidos. A esperança é que o senador Confúcio Moura, líder maior da agremiação em Rondônia seja o candidato, mas ele já disse, publicamente, que não será candidato nas eleições deste ano. Mas...  

Chapas II – A Frente Democrática (PT, PCdoB, PV, PSB e Solidariedade) anunciou há semanas uma chapa composta pelos pré-candidatos Vinícius Miguel (PSB), a governador, ex-deputado federal e presidente regional do PT, Anselmo de Jesus, a vice, e o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade), ao Senado. Estava tudo acordado entre os dirigentes partidários, mas o presidente do PSB, deputado federal Mauro Nazif estaria disposto a uma pré-candidatura ao Senado, não à reeleição, o que provocou desacordo na parceria. Apesar de ter afirmado em várias oportunidades, que a confirmação das pré-candidaturas seria anunciada oficialmente, as informações são contraditórias e o impasse continua: tudo certo, mas nada resolvido, inclusive de “racha” na Frente.  

Vereador – O Espaço do Vereador, inaugurado há dias na Escola do Legislativo (EL), em Porto Velho, que pertence à Assembleia Legislativa (Ale), sediou a transmissão de cargo da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena, da presidência da União das Câmaras de Vereadores do Estado de Rondônia-Ucaver. Rosária é pré-candidata a deputada federal pelo Pros e solicitou afastamento, como prevê a Lei Eleitoral, para trabalhar sua pré-candidatura à Câmara Federal. O vereador e presidente do legislativo municipal de Alta Floresta, Indiomarcio Pedroso (PTB), que era vice assumiu o cargo, antes ocupado por Rosária. O diretor-geral da EL, Fábio Ribeiro e o vice-presidente da Ale, Jean Oliveira (MDB), a presidente da Ucaver-Mulher, Juliana Antunes e vários vereadores dos municípios do interior estiveram prestigiando a solenidade na manhã de hoje (6). A solenidade foi simbólica, pois Rosária já tinha entregue o cargo dentro do prazo eleitoral, que foi o último dia do mês de junho.  

Senador – Os mais atentos observadores da política regional apostam, que o senador Marcos Rogério, presidente regional do PL em Rondônia, deu um “”tiro no pé” na sua decisão em ter como pré-candidato a senador, nas eleições gerais de outubro próximo o empresário de Vilhena, Jaime Bagattoli. Nas eleições de 2018, quando Rogério foi eleito com 324.939 votos, o mais bem votado no Estado, ele teve o apoio do ex-senador Expedito Júnior, na época no PSDB, partido que ele presidiu no Estado durante anos com muita competência. Hoje, Júnior continua sendo forte liderança regional, mas está filiado ao PSD, partido presidido no Estado pelo seu filho, deputado federal Expedito Netto.  

Senador II – Esta semana Marcos Rogério, que é pré-candidato aa governador anunciou publicamente, que Bagattoli é o pré-candidato do seu grupo ao Senado. Como o PSD, partido muito bem organizado no Estado já tem o pré-candidato ao Senado, Expedito Júnior, que foi o “padrinho” da candidatura vitoriosa de Marcos Rogério em 2018, ficou praticamente inviável de ele receber o apoio de Júnior na sua pré-caminhada ao governo do Estado. Como Marcos Rogério tem uma missão hercúlea, que é dividir e ter maior fatia no espaço político-religioso com o governador Marcos Rocha (União Brasil), pré-candidato à reeleição, que vem realizando um governo considerado bom pela maioria da população. Na sua caminhada política, Rogério teve apoio do Grupo Eucatur (vereador em Ji-Paraná e deputado federal) e ao Senado em 2018 de Expedito Júnior. Caso seja confirmado candidato a governador terá um enorme desafio à frente: provar que é bom de voto, “suzinho”, como diz um importante político de Rondônia.  

Respigo  

Desde as primeiras horas da manhã de hoje (6) se comentava nos bastidores a possibilidade de ação da nossa polícia de elite, a Federal em Rondônia. A expectativa é que até amanhã, quinta-feira (7), ocorra uma operação envolvendo “gente graúda” que estaria praticando atos corruptos +++ Os vereadores que sempre foram a sustentação dos deputados nas campanhas políticas, este ano estão mais participativos visando as eleições de outubro. Nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto são muitos os vereadores que estarão na disputa de uma das 24 cadeiras da Ale-RO +++ Moradores das imediações do conjunto habitacional Pequiás (I e II) em Porto Velho reclamam que as ruas as imediações estão tomadas pelos buracos. Estamos em pleno verão amazônico (seca durante vários meses) ocasião propícia para se investir na recuperação das ruas e avenidas +++ Mas não é isso que está ocorrendo na capital, onde a prioridade é a pavimentação. O que intriga os moradores da região é que somente uma das ruas paralelas ao conjunto está tomada pelos buracos, problema que poderia ser resolvido sem nenhuma dificuldade pela equipe do prefeito Hildon Chaves.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)