Senadores querem ouvir Ibaneis na CAE sobre compra do Master pelo BRB

11 de fevereiro de 2026 22

Os três senadores do Distrito Federal protocolaram, na terça-feira (10/2), um convite para que o governador Ibaneis Rocha (MDB) compareça ao Senado para prestar esclarecimentos sobre a compra do Banco Master pelo BRB.

O convite é para que Ibaneis seja ouvido pelo grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado criado justamente para apurar os desdobramentos da liquidação do Master pelo Banco Central.

Senadores querem ouvir Ibaneis na CAE sobre compra do Master pelo BRB - destaque galeria

4 imagens

Senadora Damares Alves (Republicanos) listou igrejas e pastores investigados por CPMI

Senador Izalci Lucas

A senadora Leila Barros (PDT)

O convite foi assinado pelas senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Leila Barros (PDT-DF) e pelo senador Izalci Lucas (PL-DF). Dos três, Leila e Izalci fazem oposição a Ibaneis, enquanto Damares, em tese, é aliada.

“O comparecimento do governador Ibaneis Rocha contribuirá para o esclarecimento dos fatos, a transparência institucional e o fortalecimento do controle parlamentar, objetivos que norteiam a atuação do Senado Federal e desta Comissão, especialmente em temas que envolvem o sistema financeiro nacional, bancos públicos e a correta aplicação de recursos que pertencem à sociedade”, dizem os senadores no convite.

Segundo eles, Ibaneis deve esclarecer “os fundamentos técnicos e políticos que embasaram a decisão de compra”, o grau de conhecimento da situação financeira do Master e as responsabilidades pelo fracasso da operação.

“Registre-se, ainda, a insistência do governador para que a operação se concretizasse a qualquer custo, inclusive com pressões políticas e institucionais para acelerar decisões, circunstância que se revela especialmente relevante diante do desfecho ocorrido”, afirmam os senadores no requerimento.

Segundo apurou a coluna, o requerimento deve ser votado pelos parlamentares no grupo de trabalho da CAE logo após o Carnaval. Há sessão marcada para o dia 24 de fevereiro.

Fonte: Igor Gadelha Gustavo Zucchi