Senadores Rodrigo Pacheco e Álvaro Dias juntos nas eleições a presidente, advogado propõe a redução de 50% do número de vereadores e 25% do índice de repasse aos Poderes

1 de setembro de 2021 403

Vereadores – O presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (CDDC), de Rondônia, advogado Caetano Neto, está em Brasília onde tem encontro com o senador Álvaro Dias, do Paraná, presidente nacional do Podemos, para entregar proposta de redução de 50% do número de vereadores em todo o País a partir da legislatura de 2025. Também consta da proposta redução de 25% do valor do índice de repasse aos Poderes. Não é uma empreitada das mais fáceis, mas Dr. Caetano é uma pessoa decidida e muito focada em seus propósitos. A redução do número de vereadores seria o primeiro passo, para que a Nação, em futuro não muito distante promova mudanças na organização, criação e manutenção dos municípios.  

Conselhos – No passado municípios com um número mínimo de eleitores não tinham câmara de vereadores, mas sim conselhos comunitários, composto por pessoas dos mais diversos segmentos, que decidiam e sugeriam aos prefeitos, esses eleitos por voto popular, as prioridades da maioria da população. Hoje, boa parte dos 5.568 municípios, além de Brasília e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha não têm as mínimas condições de manter uma estrutura executiva e legislativa. O ideal seria que retornassem à condição de distrito, pois hoje são mantidos pelos municípios de onde foram desmembrados. O desmembramento é oficial, mas a dependência continua, então não há necessidade de manter uma onerosa estrutura política (prefeitura e câmara), é recomendável retornar a distrito.  

Excesso – Em Alto Piquiri, município do Noroeste do Paraná, a Promotoria de Justiça emitiu recomendação administrativa ao prefeito Giovane Mendes de Carvalho (PSD), que é formado em enfermagem de trabalhar nas campanhas de vacinação da prefeitura contra o coronavírus. Ele foi notificado pelo Ministério Público do Paraná, porque estaria aplicando as vacinas de forma continuada, porque a iniciativa poderia caracterizar “promoção pessoal”, pois o município tem profissionais de saúde habilitados em número suficiente para realizar a função. Como não estamos em ano eleitoral, o que poderia caracterizar crime eleitoral, não há dúvida, que há exagero na recomendação. Tem certas coisas que nem o médico Sigmund Freud (criador da psicanálise) conseguiria entender...  

Eleições – Em outubro do próximo ano teremos eleições gerais, quando serão eleitos presidente da República, governadores, uma das três vagas que cada Estado e o Distrito Federal têm ao Senado, Câmara Federal e Assembleias legislativas. Hoje há uma polarização entre o presidente Bolsonaro (Sem Partido) e o ex-presidente, Lula (PT). Apesar de estarmos a pouco mais de 13 meses das eleições de 2022, é preocupante a radicalização entre os simpatizantes de Bolsonaro e Lula, situação que deverá ser acalorada na próxima terça-feira (7 de setembro), quando está prevista uma mobilização nacional pró-Bolsonaro, com base em Brasília. Certamente teremos confrontos entre os dois segmentos e isso não é nada bom, além de ser preocupante para a democracia. Inclusive, há temor de a possibilidade de convulsão social devido ao radicalismo de ambas as partes.  

Eleições II – Há tempos argumentamos que o senador Álvaro Dias, do Paraná, presidente nacional do Podemos é o melhor nome para governar o Brasil. Em 2014 foi reeleito para o quarto mandato com quase 80% dos votos válidos. Nas eleições a presidente de 2018 Álvaro foi candidato, mas não conseguiu chegar ao segundo turno, devido a polarização Bolsonaro (PSD) e Haddad (PT). Comenta-se em Brasília, que Álvaro irá concorrer em 2022, não a mais uma reeleição a senador, mas como vice do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que preside nacionalmente o DEM. Álvaro já governou o Paraná, foi deputado (federal e estadual) e vereador em Londrina e dentre inúmeros títulos e condecorações foi indicado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), nos últimos anos, como um dos mais influentes parlamentares do País.  

Respigo  

Há quem afirme que já na primeira semana do próximo mês de setembro, que iniciará amanhã (1º) teremos a nossa polícia de elite (Federal) atuando no Estado. Quem tem culpa no cartório, que se cuide +++ As chuvas, inclusive com ventos fortes do último domingo (29) amenizou o excesso de poeira em Porto Velho. Como estamos iniciando o período de inverno amazônico (chuvas), o solo na capital e no interior estava seco e, mesmo com o volume razoável de chuva o mormaço reduziu, mas continua elevado +++ Os termômetros registravam (ontem e hoje) no período da tarde 32 graus com sensação térmica de 37 graus. É calor “pra mais de metro”, como diz o caboclo +++ Agradecimentos às muitas manifestações de pesar pelo falecimento da querida Mãe, Maria de Lourdes Costa, na última sexta-feira (27) em Londrina. Muito obrigado a todos. 

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)