Sexta-feira inicia o Horário Eleitoral Gratuito no rádio e TV, Porto Velho acelera ações devido à longa estiagem, rachaduras na ponte do Rio Madeira

27 de agosto de 2024 50

Eleições – A candidata do União Brasil a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho, que tem mais onze partidos parceiros tem o maior tempo de rádio e TV da Propagando Eleitoral Gratuita; Marina e seus parceiros a vereador têm 11m20 de exposição diária, o que é fator relevante numa campanha eleitoral. O rádio atinge mais as áreas rurais e a TV de forma geral, por isso, quanto mais tempo melhor, desde que os candidatos saibam aproveitar o espaço de forma inteligente, objetiva, pois o excesso também pode ser prejudicial e apresentar temas relevantes, que vão de encontro as necessidades da população são fundamentais nas participações no rádio e TV.

Eleições II – Além do União Brasil e seus onze partidos aliados, o tempo no rádio e TV do candidato Benedito Alves (Solidariedade) é de 34s, Samuel Costa 50s, Célio Lopes 4min22s, Euma Tourinho 1min50, e Léo Moraes 58s. Ricardo Frota, do Novo ficou sem tempo no horário gratuito, porque seu partido não atingiu a cláusula de barreira exigida pela legislação eleitoral. A Rede TV! terá a responsabilidade de gerar a propaganda na televisão e a Rádio Parecis às emissoras de rádio. A propaganda eleitoral gratuita será veiculada no rádio das 6h às 6h10 e das 11h às 11,10 e, na televisão das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40.

Seca – Diante da severa seca, que afeta o Rio Madeira, cujo nível atingiu a cota de 1,67 metro e atualmente se encontra em 1,80 metro, a Prefeitura de Porto Velho, sob a determinação do prefeito Hildon Chaves, vem implementando diversas medidas emergenciais para mitigar os impactos sobre a população e garantir o acesso a recursos básicos, como à água potável. Há pouco mais de cinco meses na forma de precaução em resposta à crise, foi instituído o Comitê de Crise, através do Decreto nº 19.800, de 8 de março de 2024, com o objetivo de coordenar as ações necessárias para enfrentar a iminente crise hídrica. Também teve início pela Superintendência Municipal de Integração Distrital (SMID) da perfuração de poços e, já foram concluídos os de Terra Firme e Santa Catarina. O projeto está prejudicado devido à falta de energia elétrica, situação que já está sendo contornada pela Energisa.

Seca II – Nas comunidades de Jerusalém do Amazonas e Gleba Rio Preto, já foram perfurados poços próximos às escolas das comunidades e previsão de dentro de 30 dias atender as comunidades de São José da Praia e escolas Lago do Cuniã e Distrito de Nazaré. A Defesa Civil em parcerias com outras secretarias está monitorando áreas impactadas e realizando visitas para distribuir hipoclorito de sódio e garantir o tratamento seguro da água disponibilizada à população. A crise hídrica é preocupante e o município de porto Velho, maior que vários Estados e muitos países, com cerca de 34 mil quilômetros quadrados e mais de 7 mil km de estradas vicinais padece com a situação e solicitou ajuda do ao Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Ação Social (SEAS), de apoio para o fornecimento de água para a população ribeirinha e dos distritos.

Ponte – Um vídeo publicado em redes sociais sobre aberturas acima da média na ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho provocou manifestação da Superintendência do Dnit de Porto Velho. Segundo o Dnit, as brechas são “juntas de dilatação”, que são essenciais nas pontas de concretos. A superintendência admitiu, que ao longo da ponte estão dez juntas, seis em condições satisfatórias, três apresentam danos pontuais e uma está totalmente danificada. Mas garante que a segurança não está comprometida e que não há riscos para os usuários. A substituição das juntas desgastadas está no planejamento, mas é importante que os trabalhos sejam acelerados, pois o movimento de veículos pesados é grande e, com a dilatação acima da média, as “pancadas” dos pneus são a cada dia mais fortes e, certamente, contribuirão para o aumento do espaço e o comprometimento da estrutura.

Respigo
Flamengo venceu (2x1) com muitas dificuldades o Bragantino no domingo (25) à noite, no Maracanã, pelo Brasileirão. Não tem jogo fácil no maior campeonato do mundo +++ Já o Corinthians perdeu (1x0) para o Fortaleza e está na zona de rebaixamento do Brasileirão. E o Fortaleza é o líder do campeonato, mesmo com um jogo a menos que os demais +++ A campanha política a prefeito, vice e vereador em Porto Velho a cada dia ganha maior ênfase. Interessante, que um peca pelo excesso, e outros por falta de maior empatia e objetividade no relacionamento com o eleitorado +++ Com a chegada da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a partir de sexta-feira (30), certamente teremos uma acelerada nas campanhas de Célio Lopes (PDT), Léo Moraes (Podemos) e Elma Tourinho (MDB). Mariana Carvalho (UB) já está com o pé no fundo do acelerador; Samuel Costa (Rede) explora bem as redes sociais, os espaços que encontra na mídia tradicional, Benedito Alves (Solidariedade), está com uma campanha anêmica, ao menos por enquanto, e Ricardo Frota (Novo), está sem espaço até no Horário Eleitoral Gratuito.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)