STF afasta deputado do PTB após busca e apreensão que incluiu gabinete na Câmara
Celso de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do cargo do deputado Wilson Santiago (PTB-PB). O parlamentar é um dos alvos da Operação Pés de Barro da Polícia Federal (PF).
A investigação é em relação a suspeitas de superfaturamento em obras no interior da Paraíba. Os investigadores cumprem mandados de busca e apreensão em endereços do deputado, neste sábado (21), até mesmo em seu gabinete na Câmara.
João Bosco Nonato Fernandes (PSDB), prefeito de Uiraúna (PB), foi preso na mesma operação. Foram expedidos 13 mandados de busca e apreensão. Além de Santiago, mais seis autoridades serão afastadas de suas funções públicas.
Segundo informações da PF, são investigados crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa.
Propinaol
O alvo principal das apurações são as obras da “Adutora Capivara”, sistema adutor que deve se estender do município de São José do Rio do Peixe a Uiraúna, no Sertão da Paraíba. As obras foram contratadas por R$ 24,8 milhões e teria ocorrido a distribuição de propinas no valor de R$ 1,2 milhão.
![]()