Super Terça: Dois pré-candidatos democratas renunciam a favor de Biden
Chegou a Super Terça! Neste dia 3 de março, o Partido Democrata organizará 15 prévias estaduais consecutivas, que incluirão alguns estados decisivos, como Califórnia, Texas e Massachusetts. Razão pela qual é importantíssimo terminar o dia na liderança da disputa nacional.
Por ser uma disputa tão importante, chama a atenção o fato de que três candidatos tenham desistido de participar justamente antes dela. Nesta segunda-feira (2), foi a vez de Amy Klobuchar, que aparecia em quinto lugar na disputa, com 7 delegados eleitos, e Beto O´Rourke, que não tinha nenhum delegado eleito, mas que é representante do Texas, um dos estados mais importantes dos que participarão das Super Terça.
No dia anterior, Pete Buttigieg, que era terceiro colocado a nível nacional e tinha 26 delegados, também desistiu. Todos eles renunciaram às suas candidaturas em nome de Joe Biden, ex vice-presidente durante os governos de Barack Obama (2009-2017).
Biden é a principal figura do establishment de centro-direita do partido, mas apesar desse favoritismo com a direção, entre os eleitores democratas, ele não desfruta da mesma preferência. Na disputa nacional ele está no segundo lugar, com 50 delegados e é superado pelo autodenominado socialista democrático, Bernie Sanders, que tem 58 delegados e também o supera em quase todas as pesquisas.
Por isso mesmo, as desistências na prévia de uma eleição tão importante chamam muito a atenção. Os complexos sistemas eleitorais estadunidenses permitem que um candidato ganhe as disputas tendo menos votos, desde que saiba jogar o jogo de como eleger mais delegados, e as desistências de Buttigieg, Klobuchar e O´Rourke podem ser indícios dessa estratégia a favor de Biden, e para impedir que Sanders consiga uma grande vantagem nesta Super Terça.
Alguns analistas da imprensa estadunidense chegaram a comentar a peculiaridade dessas desistências, já que tradicionalmente, é depois das Super Terça que começam as desistências, entre os candidatos que ficam para trás. Por exemplo, um dos estados que terá sua prévia hoje é Minnesota, estado de Amy Klobuchar e onde ela certamente ganharia, e é estranho que tenha abdicado de mostrar sua força regional justamente na véspera da votação.
Dias atrás, artigos do New York Times, Washington Post e outros importantes diários estadunidenses diziam que a cúpula do Partido Democrata calculava estratégias para derrotar Bernie Sanders e impedir sua nomeação como candidato presidencial. Ao parecer, encontraram um jeito.