Tâmara: conheça as propriedades nutritivas dessa fruta deliciosa

11 de junho de 2018 872

A tâmara ganhou popularidade nos últimos anos principalmente por conta de suas propriedades nutritivas. No entanto, o cultivo dessa fruta é bastante antigo: alguns estudos indicam que isso pode ter se iniciado há 4.000 a.C, em uma região que hoje é conhecida como o Irã (1).

Pelo fato de serem ricas em nutrientes, poderem ser utilizadas como um lanche entre refeições e como adoçante natural em uma série de preparações, as tâmaras fazem cada vez mais parte do cardápio de quem deseja manter uma alimentação saudável.

Quais são os 5 benefícios incríveis da tâmara?

FOTO: ISTOCK

Existem vários tipos de tâmaras, sendo que a medjool é uma das mais famosas. Ela tem o formato oval, cor âmbar e, pelo sabor doce, muitas vezes é descrita como um caramelo natural.

Além disso, a fruta é nutritiva, rica em fibras e antioxidantes. Confira abaixo os principais benefícios dela:

1. Alto valor nutricional

Assim como as demais frutas desidratadas, as tâmaras apresentam uma concentração maior de calorias e nutrientes do que a maioria dos alimentos frescos. Cerca de 100 gramas de tâmaras, por exemplo, tem 277 kcal, 74 gramas de carboidratos, 1 grama de proteína e 0,1 de lipídios (2).

O alimento também é rico em minerais como cálcio, magnésio e fósforo. O destaque é a quantidade de potássio (cerca de 690 mg em 100 gramas).Vitaminas A, B e D são outras substâncias que integram a composição nutricional da tâmara.

2. Rica em fibras

As fibras são bastante importantes para o organismo. Dentre uma série de benefícios, elas auxiliam o intestino a funcionar corretamente (3).

Nas tâmaras é possível encontrar cerca de 7 gramas dessa substância em uma porção de 100 gramas da fruta. As fibras das tâmaras também podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando grandes oscilações (4).

Por causa da presença de fibras, as tâmaras são frutas com baixo índice glicêmico, termo que pode ser entendido como a rapidez com que a ingestão de um determinado alimento pode alterar as taxas de açúcar no sangue (5).

3. E também em antioxidantes

Além de fibras, as tâmaras são ricas em antioxidantes. O consumo dessas substâncias traz uma série de benefícios para a saúde e está relacionado à diminuição do surgimento de doenças.

Flavonoides, carotenoides e ácido fenólico são antioxidantes que podem ser encontrados nas tâmaras. O primeiro estaria ligado à redução da incidência de doenças como diabetes, Alzheimer e alguns tipos de câncer (6).

Já os carotenoides promovem a saúde do coração e dos olhos. Por fim, alguns estudos indicam que o ácido fenólico tem propriedades anti-inflamatórias, importante característica para a redução do risco de câncer e de doenças cardíacas (78).

4. Tem substâncias que promovem a saúde do cérebro

Cientistas pesquisam sobre a relação entre os componentes das tâmaras e a saúde do cérebro. Um estudo feito em animais indicou que o consumo da fruta melhora a memória e a capacidade de aprendizagem, diminuindo a ansiedade (9).

Outra pesquisa ainda mostrou que as tâmaras têm propriedades que auxiliam na diminuição dos processos inflamatórios que podem ocorrer no cérebro e desencadear doenças neurodegenerativas (10).

5. Pode auxiliar o processo natural do parto

Outro benefício da tâmara é bem específico para as grávidas. Alguns estudos indicam que a fruta tem componentes capazes de estimular a oxitocina, um hormônio responsável pelas contrações durante o parto (1112).

Assim, o consumo das tâmaras nos dias finais da gravidez poderia contribuir para a dilatação cervical, o que consequentemente diminuiria o tempo do trabalho de parto e a necessidade de indução por meio de medicamentos (13).

No entanto, é importante ressaltar que mais pesquisas são necessárias para investigar essa relação. O acompanhamento médico é fundamental durante a gravidez e somente um especialista pode fornecer a melhor recomendação para cada caso.

Como incluir a tâmara no cardápio?

FOTO: ISTOCK

É muito simples inserir a tâmara na alimentação. A fruta pode ser consumida inteira, como um lanche entre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).

Ela pode ser picada e adicionada, junto com outras frutas secas ou castanhas, ao iogurte, aos queijos ou às saladas. A tâmara também pode fazer parte de receitas doces ou salgadas.

Por ser considerada um adoçante natural, ela pode substituir o mel e o açúcar em diversas preparações, como vitaminas e bolos.

Uma receita bastante simples e conhecida com tâmaras é chamada de energy balls. Para prepará-las, basta misturar em um mix ou no liquidificador os seguintes itens:

  • nozes;
  • coco ralado fresco;
  • tâmaras.

Cerca de 100 gramas de cada um deles, por exemplo, é o suficiente. Adicione ainda uma pitada de sal e duas colheres de sopa de óleo de coco.

Depois, assim como o brigadeiro, pegue a pasta com os dedos e enrole até formar uma bola. Também é possível polvilhar granola por cima delas. Deixe as bolinhas na geladeira por aproximadamente uma hora antes de consumi-las.

Existe alguma contraindicação com relação ao consumo?

FOTO: ISTOCK

Embora as tâmaras sejam saudáveis, vale lembrar que elas são ricas em calorias. Por isso, se você estiver tentando perder peso, coma com moderação ou dê preferência para a ingestão de frutas e vegetais de baixo valor energético.

Além disso, pessoas com um nível elevado de açúcar no sangue ou que tenham problemas como diabetes e obesidade, devem consultar um especialista para terem certeza se podem incluir as tâmaras na alimentação.

Por fim, mesmo incomum, caso sentir alguma reação alérgica, evite o alimento e procure orientação de um médico.