TELEVISÕES ‘EXTRAVIADAS’ DA SEDUC FORAM SUPERFATURADAS EM 2010

Os 200 aparelhos televisores LED, marca SAMSUNG, foram adquiridos pela SEDUC através do Pregão Eletrônico nº 47/2010, conforme adesão à Ata de Registro de Preços nº 28/2010 formada pela Justiça Federal – Seção Judiciária do Paraná.
Problema das televisões superfaturadas se arrasta desde 2010
E o pior é que, em dois mandatos do governo Confúcio Moura, passaram quase 10 (dez) Secretários pela pasta da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (SEDUC) que efetivamente tomaram conhecimento dos fatos. Todos os gestores foram chamados pelo TCE para darem explicações sobre esses crimes contra a administração pública, mas nenhum deles teve a capacidade de resolver os problemas.
Secretário mais implicado
Júlio Olivar Benedito foi o Secretário mais implicado junto ao TCE devido a compra irregular dessas 200 televisões.
Como não bastasse, cerca de três anos depois, esse lote de televisões misteriosamente desaparecera do almoxarifado da SEDUC.
Todo esse prejuízo só foi noticiado depois de uma tragédia maior – o desaparecimento de um servidor público. Coincidência ou ironia do destino, o funcionário trabalhava no depósito central de materiais daquela secretaria.
Valor do rombo ao erário
De acordo com o TCE essas 200 televisões que foram surrupiadas foram compradas pelo montante de R$ 928.300,00 (novecentos e vinte e oito mil e trezentos Reais) há oito anos.
Relembre:
http://www.guajaranoticias.com.br/noticia/25/page-1/ler/6389
Comprovação do superfaturamento e dos desvios
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia provou arbitrariedades que levaram ao desfalque de quase 1 milhão de Reais, somente em relação às televisões, sem contar centrais de ar, notebooks e outras centenas de materiais que vinham sistematicamente sendo desviados.
O processo é público e está disponível no site do TCE. Basta seguir o passo a passo: no campo consulta processual, digita-se o Número do Processo 3575/11, a Resposta do Código de Segurança e clica em Procurar.
https://pce.tce.ro.gov.br/tramita/pages/main.jsf