Terceira via

8 de novembro de 2021 886

 Se a maioria do povo brasileiro condena o autoritarismo de Bolsonaro e já detestou a incompetência de Lula, não seria uma estupidez inexplicável reconduzir ao poder um dos dois em 2022 ? Pesquisas de intenção de votos colocam os dois nos primeiros lugares para ocupar a chefia do Estado. E isso porque outros presidenciáveis  têm pouca visibilidade. Infelizmente, num segundo turno, a disputa irá ser apenas entre Lula e Bolsonaro. Cadê a mudança que nosso regime democrático poderia nos propiciar? Tolerar irresponsáveis no poder é característica de governos monárquicos ou ditatoriais, não de um país que se quer democrático!

            Para escapar da nossa polarização bilateral, precisamos escolher um candidato de "terceira via", que apresente currículo e programa  visando combate intenso à corrupção, criação de empregos, política responsável de transferência de renda para diminuir a miséria, educação em tempo integral para as crianças aprenderem também  esportes e artes, ocupação de cargos públicos por mérito e não por nepotismo, planejamento familiar para não pôr filhos no mundo sem condições  de sustentá-los decentemente.

            Se nada disso foi realizado ao longo dos governos de Lula e Bolsonaro, iremos premiar um dos dois pelo mal feito, confiando-lhe outro mandato? Não seria estúpido, além de prejudicial ao nosso País? O problema das próximas eleições é que entre a briga dos vários aspirantes quem irá levar vantagem vai ser Lula ou Bolsonaro, os mais conhecidos pelo povão. Infelizmente, a ignorância é mãe de todos os males. A única solução que vejo é o entendimento entre os outros aspirantes à Presidência do Brasil de se juntarem, para o segundo turno das eleições, escolhendo quem teria mais condições de derrotar Lula ou Bolsonaro. Podemos confiar no espírito patriótico de nossos políticos?

--
Salvatore D' Onofrio
Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP
Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)
Literatura Ocidental e Forma e Sentido do Texto Literário (Ática)
Pensar é preciso e Pesquisando (Editorama)
www.salvatoredonofrio.com.br
http://pt.wikisource.org/wiki/Autor:Salvatore_D%E2%80%99_Onofrio

Fonte: Salvatore D' Onofrio