Terremoto de 6,4 graus atinge a Califórnia

4 de julho de 2019 630

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude atingiu o sul da Califórnia nesta quinta-feira, 4. O tremor é o maior a atingir o estado desde 1994.

Não há, até o momento, informação sobre danos ou vítimas. Também não houve nenhum alerta de tsunami.

O terremoto aconteceu às 10h33 do horário local (14h33 de Brasília). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado em Ridgecrest, no Deserto do Mojave, a cerca de 160 quilômetros de Los Angeles, a uma profundidade de 8 km.

A costa da Califórnia fica sobre uma falha geológica conhecida como Falha de San Andrés.

O Departamento de Bombeiros de Los Angeles preparou um plano de emergência para atender possíveis casos relacionados ao terremoto. “Por favor, não telefonem para o número de emergência, a não ser que haja feridos ou outros problemas perigosos”, pediram em uma mensagem no Twitter.

 

 

Segundo o jornal Los Angeles Times, o terremoto desta quinta foi o maior no sul da Califórnia desde 1994, quando um tremor de 6,6 graus em Northridge matou dezenas de pessoas e causou bilhões de dólares em danos.

O terremoto de 24 anos atrás atingiu uma área muito populosa, enquanto o epicentro do tremor desta quinta está mais afastado da região metropolitana de Los Angeles.

O termo earthquake (terremoto, em inglês), se tornou um dos mais comentados no Twitter após o tremor. Alguns usuários compartilharam vídeos do fenômeno.