Terremoto provoca danos e fecha escolas na Itália
Um terremoto causou pequenos danos em alguns edifícios do centro da Itália e obrigou o fechamento de várias escolas nesta terça-feira (10). Não há informação sobre feridos. O tremor atingiu magnitude 4,7, segundo o serviço geológico dos EUA (USGS).
A circulação em algumas rotas ferroviárias também foi suspensa como medida de precaução, já que se trata de uma região que registra habitualmente uma grande atividade sísmica.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) italiano informou que o tremor aconteceu às 5h11 (horário local, 3h11 de Brasília) com epicentro a 2 km da cidade de Muccia, na província de Macerata, e a uma profundidade de 9 km.
Também foi sentido nas cidades vizinhas como Pieve Torina e Pievebovigliana, e em geral nas regiões centrais de Marcas e Úmbria.
Gentilucci confirmou que as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão verificando se houve danos nas casas e também nos abrigos de emergência que o governo entregou para as pessoas que tiveram que deixar seus lares após o forte terremoto que atingiu Amatrice. Em dia 24 de agosto de 2016, esse tremor que atingiu o centro do país deixou 299 mortos.
No município de Muccia, caiu o pequeno campanário da igreja do século XVII de Santa Maria di Varano, informou o prefeito, Mario Baroni, e acrescentou que as verificações pertinentes estão sendo realizadas para determinar se alguma estrutura tem risco de desabamento.
Desde que aconteceu o terremoto, o INGV registrou mais de vinte réplicas acima de magnitude 2.
O instituto explicou que este terremoto está enquadrado “na sequência que foi ativada no dia 24 de agosto de 2016”, data do terremoto que além de devastar Amatrice, provocou a destruição do centro histórico de cidades como Pescara del Tronto e Arquata del Tronto.