Toffoli dá 48h para Justiça informar sobre saúde de João de Deus
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, deu o prazo de 48 horas para que a Justiça de Abadiânia, em Goiás, informe o estado de saúde de João Teixeira de Faria, 76 anos, conhecido como João de Deus.
Com base nas informações, Toffoli decidirá sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do curandeiro ao Supremo.
“Oficie-se, com urgência, mediante fax ou e-mail, ao juízo de Direito da Vara Única de Abadiânia (GO) para que, colhendo informações junto ao Núcleo de Custódia onde ele se encontra recolhido, informe à Corte, em até 48 horas, a sua atual condição, bem como se o estabelecimento em questão oferece assistência e tratamento médicos adequados à situação”, decidiu Toffoli.
João de Deus está preso no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia desde 16 de dezembro. Ele é acusado pelo MP-GPO (Ministério Público de Goiás) de violação sexual e estupro de vulnerável.
Nesta 4ª feira (2.jan.2019), o curandeiro foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia após ter sido diagnosticado com infecção urinária. Passou por avaliação de uma equipe multidisciplinar e foi submetido a exames. Mais tarde foi liberado para retornar à prisão.
O advogado de defesa Ronivam Peixoto de Morais disse que João de Deus sofreu uma queda na cela devido a uma escuridão na vista, pouco antes de ser levado ao hospital para fazer exames.
Segundo o advogado, o quadro de saúde de João de Deus é crítico, sem condições de ficar preso em regime fechado. João de Deus sofre de problemas cardíacos e já teve câncer no estômago, em 2015, quando submeteu-se a uma cirurgia e passou por tratamento.
(com informações da Agência Brasil)