TRE-RO recebe treinamento de sistema de auditoria recomendado pelo TCU

20 de julho de 2018 209

Durante os dias 16, 17 e 18 de julho, os servidores da Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria (CCIA), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), receberam treinamento sobre as funcionalidades do Sistema Auditse, que teve como facilitador o auditor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Evandro Menezes.

A concepção do sistema é baseada em normas internacionais de auditoria, que tem como principal finalidade a identificação das desconformidades legais e a ineficiência das ações de uma empresa ou órgão público e, consequentemente, a apresentação de melhorias nos processos, tendo em vista o melhor atendimento qualitativo e quantitativo dos resultados almejados pela instituição.

Atualmente, as auditorias no TRE-RO são realizadas por meio de planilhas, gráficos e documentos preenchidos manualmente, sem um método uniformizado e sem a devida sincronização e compartilhamento de informações.

Para a escolha dos setores e atividades a serem auditadas, o Auditse possui critérios objetivos e imparciais, sendo esta uma de suas principais características. Isso possibilita a elaboração de um plano anual de auditoria utilizando-se de critérios técnicos, e, dessa forma, mais efetivo.

O Auditse foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e fornecido para a Justiça Eleitoral sem qualquer custo, já sendo oficialmente utilizado no TSE. A proposta é que todos os Tribunais eleitorais do Brasil adotem o referido sistema em suas auditorias.