Três nomes em condições de disputar Prefeitura de Parecis, Rondônia lidera rebanho bovino sem febre aftosa, empresas especializadas investem nas pesquisas

14 de novembro de 2023 59

 Parecis – A redação do site eletrônico com sede em Vilhena, o “Extra de Rondônia”, está publicando uma série de matérias dos municípios do Estado com lideranças em condições de concorrer a prefeito nas eleições de outubro do próximo ano. E aproveitamos o material com a devida vênia da direção do “Extra”, para especular um pouco do futuro político do Estado, como é o caso de Parecis, onde três nomes estariam em condições de concorrer a prefeito. Um deles, do atual, Marcondes de Carvalho (PSB), que deverá disputar a reeleição. Também tem os nomes de Luiz do Amaral, que está liberado para a disputa e o ex-vereador Carlinhos da 90. A disputa promete ser acirrada, pois são nomes já identificados com a população e com enormes chances de sucesso na disputa pela prefeitura.

Bovinos – Rondônia lidera o rebanho bovino no País em áreas reconhecidas internacionalmente como livres da febre aftosa sem vacinação. O Estado tem hoje mais de 17,6 milhões de cabeças de gado de corte. Segundo o governador Marcos Rocha (UB), “nos últimos 20 anos, nosso Estado tornou-se uma grande potência na produção de carne e derivados, unindo produtividade e sustentabilidade. Uma conquista histórica que resulta da parceria entre Governo do Estado, produtor rural e os vários setores ligados ao agronegócio”. É fundamental destacar a atuação da Agência Idaron, reestruturada, garantindo o fortalecimento da segurança sanitária, que permitiu a suspensão da vacina contra a febre aftosa. O custo da vacinação de rebanhos é elevadíssimo e importa em milhões de reais. Hoje a produção é eficiente e sem a necessidade de vacinação.

Padilha – No sábado (11) perdemos mais um amigo e companheiro de trabalho no “Diário da Amazônia”, na “Folha de Rondônia” e no “Diário do Povo”, o primeiro com sede em Porto Velho, e os demais em Ji-Paraná. O eficiente Aderson Padilha, o Mago das rotativas nos deixou prematuramente, aos 63 anos, levado pela –maldita– doença que assola o mundo, o câncer. Padilha, um amante de futebol, torcedor fanático do Flamengo e fiel pescador nas horas vagas chegou a Rondônia como impressor do DA e ajudou a montar a rotativa do matutino, que completou 30 anos em agosto último. Muita gente acredita, que Padilha é do Paraná, mas não. Ele veio de Goiânia, onde atuava no setor de impressão do jornal “O Popular”. Nossos mais sinceros sentimentos à Família da nossa querida Glorinha, sua esposa, filhos, netos. Que Deus proteja a todos. Obrigado Padilha, por fazer parte do seu círculo de amizades. Que Deus o tenha.

Eleições – As festas de final de ano estão chegando e as eleições de outubro de 2024 também. Sem dúvidas a escolha do futuro prefeito de Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado (cerca de 330 mil eleitores) movimenta os bastidores da política, pois o apoio do prefeito de capital será fundamental para quem pretenda concorrer ao Governo do Estado em 2026. As especulações com pesquisas já mobilizam as empresas especializadas na área, que apresentam publicamente alguns resultados oriundos de sondagens junto ao público sobre suas pretensões de voto no próximo ano.

Eleições II – Estamos a cerca de 11 meses das eleições municipais do próximo ano e, quem pretenda concorrer, deve buscar sim, se puder, o apoio dos especialistas em pesquisas, principalmente para o chamado “consumo interno”, para que o futuro candidato saiba se tem ou não condições de entrar na disputa. Publicar o resultado, mesmo que seja favorável, nem sempre é a melhor estratégia. Os políticos que estejam dispostos a enfrentar as urnas no próximo ano devem buscar o apoio de pesquisas preliminares, não para publicação, mas sim para se organizar internamente e saber onde concentrar os trabalhos visando a busca de votos.

Respigo
Apesar de ter um jogo a mais, que o Botafogo, o Palmeiras é o líder do Brasileirão 2023 com dois pontos acima. O empate entre Bragantino e Botafogo (2x2) e a derrota do Grêmio (1x0) para o Corinthians facilitou as coisas para o Verdão +++ Se o Palmeiras está bem no Brasileiro masculino, o lombo está ardendo, após a derrota para o Corinthians (8x0) pelo Paulista Feminino na noite de domingo (12). Que a goleada histórica sirva de lição para o arrogante e prepotente técnico do Palmeiras, Ricardo Belli, que criticou a convocação do treinador do Corinthians, Arthur Elias, para a Seleção Brasileira +++ Belli, achou que ele seria convocado para treinar a Seleção, devido à demissão da técnica Pia Sundhage, após o vexame no Mundial este ano. Meu querido pai (o Sr. Jurandir) já dizia: “quem fala muito dá bom dia a cavalo” +++ Com carga horária de 56 horas/aula foi aberto hoje (13) e será concluído dia 1º de dezembro, o curso de Informática Básica na Escola do Legislativo, que é mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota-PVH). Os diversos cursos da EL, tem como finalidade, “capacitar os servidores da Casa do Povo, também de outros órgãos públicos, e as vagas excedentes liberadas para a comunidade”, explica o diretor-geral, Alexandre Silva.

Fonte: WALDIR COSTA
RD POLITICA ( WC E REDAçãO)