TUTELA DE URGÊNCIA: Ação pede a suspensão da diplomação de Alex Testoni e Peragibe Félix

18 de dezembro de 2020 127

Devido ao seu pedido de liação ao PSDB por meio de Embargos de Declaração com efeitos infringentes ter sido indeferido, pela segunda vez, na noite desta quinta-feira (17/12), em decisão rearmada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), o dentista Peragibe Félix Pereira Junior, vice-prefeito eleito pela Coligação “Ouro Preto Forte de Novo”, poderá ter sua candidatura cassada.

 

A corte do TRE/RO votou seis embargos de declaração em bloco, nem discutiu novamente na sessão o que havia decidido em 5 de novembro, 10 dias antes da votação.

Inclusive, há a possibilidade de a Coligação perder todos os votos e, na esteira do mesmo efeito, o prefeito eleito Alex Testoni (DEM) sofrer com a anulação dos votos, pois seu vice, que está como presidente do diretório municipal provisório, não possui as condições de elegibilidade.

 
 

Após o resultado negativo dos embargos de declaração no processo de liação, e um possível 2º Recurso do PSDB de Rondônia junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda é possível que ocorram novas eleições em Ouro Preto do Oeste.

A reportagem do site Correio Central apurou que foi protocolada a 00:56 da madrugada desta quinta-feira (18) a Representação Eleitoral de Tutela de Urgência, de nº 0600464-17.2020.6.22.0013, junto à 13ª Zona Eleitoral em Ouro Preto do Oeste com pedido de Urgência para impedir a diplomação do prefeito e vice-prefeito eleitos, marcada para ocorrer às 9 horas por vídeo conferência.

A publicação checou junto ao sistema do TSE que a Representação nº 11541, movida na noite de ontem pelo advogado do atual prefeito Vagno Panisoly, que disputou a eleição contra Alex Testoni foi protocolado na 13ª Zona Eleitoral.

A justiça eleitoral local analisará o caso até o horário da realização da cerimônia de diplomação, e o juiz João Valério da Silva Neto poderá decidir pela suspensão, impedindo o recebimento do diploma eleitoral por parte do prefeito e do vice, ou poderá diplomá-los.

O espaço de tempo da ação para ter o efeito da suspensão da diplomação desta manhã é curto, pois segundo o advogado de Panisoly a Ata da sessão do TRE/RO que manteve a inelegibilidade de Peragibe Félix foi publicada muito tarde, quase no início desta madrugada.

Entretanto, caso seja mantida a cerimônia de diplomação, Alex e Peragibe, a Coligação e o PSDB estadual terão três dias para recorrer da decisão do TRE/RO no TSE, e ainda poderão enfrentar outros tipos de processos questionando a eleição ocorrida.

Uma das ações previstas para ser protocolada junto ao à Justiça Eleitoral de Rondônia, em caso de o juiz diplomar Alex Testoni e Peragibe Félix, é o mesmo questionamento feito na Representação de ontem à noite na 13ª Zona Eleitoral de Ouro Preto do Oeste.

No dia 24 de agosto o juiz João Valério da Silva Neto, titular da 13ª Zona Eleitoral reformou a 1ª sentença sobre o Filia, e indeferiu a candidatura de Peragibe Feliz, deixando a questão em “trânsito e julgado”, situação que garantiu a sua permanência nas urnas, mesmo seu nome não tendo sido substituído na sexta-feira, 13 de novembro, 48 horas antes do dia da votação.