UFC: amiga de Anitta, Maria Oliveira vence Glorinha de Paula

Em sua primeira luta desde que ganhou fama por "invadir" uma festa de Anitta e virar amiga da cantora, Maria Oliveira deu um show no octógono com outra brasileira, Glorinha de Paula, no card preliminar do UFC Kattar x Emmett, neste sábado em Austin (EUA). As pesos-palhas protagonizaram uma luta bem disputada, com golpes francos. No final, a lutadora de São João de Meriti-RJ venceu por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28) dos juízes.
A campineira Glorinha acabou sendo a única brasileira derrotada no evento, que teve nocautes espetaculares de Ricardo Carcacinha e Gregory Robocop e uma vitória dominante de Natália Silva.
Maria Oliveira (dir.) golpeia Glorinha de Paula (esq.) no UFC — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC
Oliveira foi para cima de Glorinha desde o início, acertando jabs e cruzados. A fluminense provocou bastante a adversária e a chamou para a briga. A campineira, por sua vez, demorou a se encontrar na luta. Ela acertou alguns bons golpes na segunda metade do primeiro round.
Glorinha manteve o "crescendo" no segundo assalto e passou a conectar mais, aproveitando que Oliveira andava na direção de sua mão forte, a direita. Apesar disso, foi uma canhota o melhor golpe da campineira, que ainda terminou o round com uma queda.
Glorinha de Paula (esq.) acerta um cruzado de esquerda que faz Maria Oliveira (dir.) perder o protetor bucal — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC
Maria Oliveira foi para cima de novo no terceiro e último assalto, mas Glorinha de Paula respondeu com bons golpes de encontro. A fluminense acertou mais e derrubou a campineira com uma queda no single leg. Contudo, pouco fez no solo e chamou a compatriota para trocar golpes em pé mais uma vez. Glorinha aproveitou a nova chance e ia conectando bem, quando a meritiense voltou a derrubá-la. Nos segundos finais, após levar mais golpes, Oliveira derrubou de novo e, mesmo caindo por baixo, travou os braços da paulista para conter seus golpes.
- Foi muito divertido, treinei muito por este momento. Esta era a luta que eu esperava, saí muito pra isso, pra sair na porrada o tempo todo, e quando vi que o round estava parelho, botei para baixo. Isso que vocês têm que esperar de mim agora, estou morando em Las Vegas e treinando no Instituto de Performance do UFC, daqui para frente é só melhora - afirmou Oliveira em entrevista após a luta.
Carcacinha repete cotovelada giratória
O campineiro Ricardo "Carcacinha" Ramos conseguiu seu segundo nocaute por cotovelada giratória no UFC. Cinco anos depois de vencer Aiemann Zahabi em sua segunda luta na organização com este golpe, ele usou a mesma técnica para nocautear Danny Chavez no card preliminar. Se daquela vez o nocaute veio apenas no terceiro round, desta vez aconteceu com apenas 1min12s de luta.
Ricardo Carcacinha acerta a cotovelada giratória que nocauteou Danny Chavez no UFC — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC
Carcacinha já vinha dominando o adversário no pouco tempo de luta, com chutes e bons cruzados. O golpe certeiro veio com uma finta de jab e entrada na perna, o que baixou a guarda do americano Chavez. Na sequência, veio o cotovelo direito girando na direção da têmpora do adversário, que caiu fora de si. O árbitro encerrou a luta imediatamente e, quando acordou, Chavez não entendeu nada.
- Você treina um golpe mil vezes e, eventualmente, vai acertá-lo, e hoje fiz isso. Estou muito feliz, porque meu mestre diz sempre para eu tentar finalizar a luta, e consegui - afirmou Carcacinha na entrevista pós-luta.
Natália Silva dá show em estreia no UFC
A brasileira Natália Silva estreou no UFC com uma performance dominante contra a canadense Jasmine Jasudavicius pelo peso-mosca. A decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27, 30-27) não fez justiça ao quão superior a ex-campeã do Jungle Fight foi no octógono. A mineira se emocionou com o anúncio da vitória, após dois anos sem lutar MMA.
- Estou muito feliz. Estou aqui porque nada é impossível para meu Deus, meu Deus é poderoso - disse a brasileira.
Natália Silva (esq.) acerta chute alto em Jasmine Jasudavicius (dir.) na última luta do card preliminar — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC
Silva mostrou sua pressão logo no início, com um bom chute alto e um cruzado de direita que machucou a canadense. Jasudavicius tentou levá-la ao chão, mas a brasileira não caiu e seguiu acertando a adversária com muitos chutes. O jab e direto também entraram bem, e o único recurso da adversária era agarrar.
A mineira continuou castigando a cabeça de Jasudavicius com jabs e cruzados no segundo round. E quando a canadense buscou a luta agarrada mais uma vez, Silva a surpreendeu com uma queda linda no harai-goshi. Em outra entrada de Jasudavicius, a brasileira deu um contragolpe, caiu por cima e quase nocauteou com cotoveladas na cabeça. Mas a canadense não se rendeu, mesmo após uma série de chutes certeiros na cabeça quando a luta voltou em pé. Uma combinação de cruzados no soar da sirene deixou Jasudavicius tão desorientada que ela quase se sentou no córner da oponente.
No último round, Natália Silva apenas administrou a vitória, circulando e evitando ser golpeada. A mineira apenas acertou o suficiente para garantir o round e defendeu as entradas de queda da adversária. Ainda acertou uma ponteira impressionante e um cruzado de esquerda quando Jasmine tentou um golpe voador.
Gregory Robocop nocauteia no primeiro round
O manauara Gregory "Robocop" Rodrigues conquistou sua terceira vitória em quatro lutas no UFC de forma impressionante. Ele impôs ao americano Julian Marquez sua primeira derrota por nocaute, com um direto de direita aos 3min18s do primeiro round.
Gregory Robocop (dir.) acerta um direto de direita em Julian Marquez (esq.) — Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC
Marquez não viu a cor da bola. Robocop praticamente acertou todos os golpes que jogou, e todos com potência. Um direto de direita levou o americano a knockdown e o brasileiro quase conseguiu a montada nas costas. Marquez se recuperou e saiu golpeando no desespero, jogando cruzados abertos. Robocop derrubou de novo com um uppercut, mas o americano se levantou de novo e ainda acertou um cruzado perigoso. O brasileiro, porém, acertou mais um direto de direita que nocauteou Marquez de vez.
- Hoje só mostrei quem sou e porque meu nome é Robocop. Ninguém vai me parar, sou imparável e vou tomar conta desta divisão. Esses caras, Daniel Mendes e Henry Hooft da Sanford MMA, estão me construindo, eu tenho jiu-jítsu mas sou um lutador completo, posso trocar com qualquer um - disse o brasileiro.
UFC Kattar x Emmett
18 de junho de 2022, em Austin (EUA)
CARD PRINCIPAL
Josh Emmett venceu Calvin Kattar por decisão dividida (48-47, 47-48, 48-47)
Kevin Holland venceu Tim Means por finalização a 1min28s do R2
Joaquin Buckley venceu Albert Duraev por nocaute técnico aos 5min00s do R2
Damir Ismagulov venceu Guram Kutateladze por decisão dividida (28-29, 29-28, 30-27)
Gregory Robocop venceu Julian Marquez por nocaute aos 3min18s do R1
Adrian Yanez venceu Tony Kelley por nocaute técnico aos 3min49s do R1
CARD PRELIMINAR
Natália Silva venceu Jasmine Jasudavicius por decisão unânime (30-26, 30-27, 30-27)
Jeremiah Wells venceu Court McGee por nocaute a 1min34s do R1
Ricardo Carcacinha venceu Danny Chavez por nocaute a 1min12s do R1
Maria Oliveira venceu Glorinha de Paula por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28)
Cody Stamann venceu Eddie Wineland por nocaute técnico aos 59s do R1
Phil Hawes venceu Deron Winn por nocaute técnico aos 4min25s do R2
Roman Dolidze venceu Kyle Daukaus por nocaute a 1min13s do R1