UMA EDUCAÇÃO ANALFABETA

18 de dezembro de 2025 378

Cristóvão Colombo não saiu dos Estados Unidos para descobrir as Índias. A Apolo onze foi um jogo de marketing para imortalizar os norte-americanos. O erotismo do autor Jorge Amado nos leva a sonhar com um mundo menos Esfumaçaste. Estas são algumas frases das redações feitas por vestibulandos. Os textos foram reproduzidos necessariamente por jornal de São Paulo. A triste realidade estampa a cara de um Brasil analfabeto.

A quem culpar` Se o espaço fosse satisfatório, poderia ficar semanas apresentando culpas nas redes sociais e publicas de ensino. Mas antes de apontar erros, como atrás é uma caracterista exemplar do povo considerado culto deste País.

É preciso recriar o debate. Os problemas educacionais estão esquecidos, para não exagerar e mandar celebrar a missa de sétimo dia.

Quando se estabeleceu, via Constituição Federal, que os municípios teriam a obrigação de gastar 25% e suas arrecadações com EDUCAÇÃO, deduziu-se que tudo estaria resolvido. Ninguém pode esquecer que, também através da Lei, se estabeleceu o fim do analfabetismo. Mas, em termos práticos, o que se tem feito para melhoria de nível de casino país.

O prefeito fulano de tal diz cumpri suas obrigações porque joga na conta da Secretária da Educação de sua cidade um quarto do que arrecada. Outro alega que faz além da Lei, gastando mais de 30% no setor. E os alunos, alguém se lembram deles. Como estão os nossos pequenos, estudantes.

Estão tudo bem. A escola tem incentivado a leitura. Tem reciclado os professores pagando salários justos também.

Os municípios falam em construção de salas de aula, como sobrarão consenso que se construir igrejas fosse o caminho para levar um cidadão ao céu. Que espirito educacional reina dentro desses prefeitos. Está é a pergunta chave, que nossos administradores estão esquecendo de fazer. Querem mais, quantos meses os estudantes ficam sem aulas. Somente de férias são três meses, acrescentando as greves, alguns dias de doença tanto do aluno como do professor, e pontos cristãos. Sem resultados. Estão educando os estudantes como se fossem porcos para engorda.

 

 

 

 

Fonte: AOR OLIVEIRA
O QUE DA NOTICIA (AOR OLIVEIRA)