Uma Pouca Vergonha Ao Absolver Gleisi STF Abre Margem Para Salvar Outros Corruptos

20 de junho de 2018 225

Por 3 votos a 2 a segunda turma do STF, salvou a pele da senhora senadora Gleisi Hoffmann acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com a decisão que foi tomada ontem pelos ministros abriu-se precedentes para livrar a pele de outros acusados. Alem disso pode levar ao descredito as delações premiadas e resultar em ainda mais impunidade.

No caso de Gleisi Hoffmann o ministro relator da Lava Jato no Supremo  entendeu que a conduta de Gleisi não poderia ser considera como corrupção passiva porque ela não tinha cargo público à época. Ele também entendeu que não ficou provada a suposta influência da senadora para manter Paulo Roberto Costa como diretor de Abastecimento da Petrobras. De acordo com o Ministério Público, ele teria mediado o acordo dos repasses.

Fachin votou ainda para absolver de todos os crimes os outros dois réus no processo, o ex-ministro Paulo Bernardo, marido de Gleisi, e o empresário Ernesto Kugler. Nesse ponto, ele foi acompanhado por todos os integrantes da Segunda Turma.