Usuários do Cras de RO reclamam da falta de aviso sobre mudança no horário de atendimento

A suspensão na distribuição de senhas no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), localizado na Zona Leste de Porto Velho, gerou transtornos aos usuários que foram até ao local em busca dos serviços na manhã desta última quinta-feira (3). A falta de um aviso que sinalizasse com antecedência a mudança no horário de atendimento foi apontada pelos usuários como um dos principais motivos de insatisfação.
É o caso de Maria Lúcia Flores, de 53 anos, Maria Luzia de Jesus, de 75 anos, e Raimunda Vieira, de 68 anos. Elas chegaram antes das 6h ao local em busca de uma das fichas de atendimento para atualização do cadastro único. Porem, se surpreenderam ao saber que a distribuição só aconteceria a partir das 12h.
“Eles ainda estão limpando aqui. Deviam ter colocado uma aviso que não iam atender pela parte da manhã. Tem gente que está aqui e ainda não comeu e vai ter que ficar até as 12h para pegar a ficha para ser atendido”, contou Raimunda Vieira.
De acordo com a coordenadora do local, Emily Peaz, a distribuição de fichas e os atendimentos, que costumam chegar a uma média mensal de até 800 pessoas, são realizados nos períodos da manhã e da tarde.
Porém, em decorrência dos feriados prolongados, a distribuição de senhas para atendimento foi suspensa nesta quinta e na próxima sexta-feira (4).
“Temos três cadastradoras, duas pelo período da manhã e uma de tarde. Eu coloco para cada uma delas atender até 10 pessoas que vem atualizar o cadastro único. Quando acaba essas fichas, atendemos as outras pessoas que vão chegando. Quem vem para os outros atendimentos, não precisa da ficha. Então, a quantidade de atendimentos é muito maior do que a de fichas”, explicou Emily Peaz.
A coordenação do local admitiu que não houve nenhum aviso com antecedência sobre a suspensão dos atendimentos de manhã. Porém, ressaltou que os vigilantes estavam comunicando os usuários sobre a mudança no atendimento, conforme os moradores chegavam ao local.
Emily ainda ressaltou que essa é uma precaução devido ao desencontro de informações e que o local permaneceu aberto para a verificação de documentos e retirada de dúvidas.
“Em uma outra vez em que nós colocamos avisos, gerou uma outra interpretação e causou uma outra situação de imprensa. Então, a gente opta por informar quando as pessoas forem chegando” ressaltou.
A coordenadora ressaltou também que os atendimentos serão normalizados pela parte da tarde e que a suspensão da manhã durante os dois dias não afetará a distribuição de senhas, nem a quantidade de atendimentos.
Questionada sobre o motivo das senhas não serem adiantadas a quem já estava no local, a coordenadora reiterou que é uma forma de evitar tumulto no local. “Já fizemos isso antes, e teve gente que pegou e não apareceu de tarde”. Na próxima segunda-feira (7), o Cras Betinho, localizado na avenida União passa a realizar os atendimentos normalmente pela parte da manhã.