Vale do Paraíso é exemplo em organização, reeleição a cargos majoritários termina este ano, expectativa de renovação de 50% na Ale
Exemplo – O prefeito de Vale do Paraíso, Charles Pinheiro (PSDB) demonstra coerência e valoriza o Prata da Casa. Nas comemorações dos 26 anos de emancipação político-administrativa organizou uma programação caseira. As festividades iniciam hoje (15) com entrega de 40 casas populares às 16h e à noite festa junina na praça principal com shows ao vivo e atrações locais e regionais. A festa terá prosseguimento no domingo (17) e será encerrada na segunda-feira (18), feriado estadual (Dia do Evangélico) com show de Neguinho dos Teclados, artista regional de grande sucesso. O exemplo do prefeito Charles e sua equipe poderia ser seguido por outros prefeitos. O aniversário é comemorado, mas prestigiando artistas locais,que são valorizados.
Deputada – A presidente do PHS Mulher de Rondônia, Irma Fogaça estará lançando sua pré-candidatura a deputada estadual no próximo dia 6. O encontro será no Clube Kabanas, em Porto Velho, a partir das 19h. Irma foi chefe de gabinete do deputado Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza) nos quase vinte anos de parlamento e desde 2015 a chefe de gabinete da mesa diretora da Assembleia Legislativa (Ale), presidida por Maurão. Deixou o cargo para disputar uma das 24 vagas na Ale nas eleições de outubro próximo.
Reeleição – A partir das eleições de outubro próximo os detentores de cargos majoritários (presidente da República, governadores e prefeitos) não poderão mais concorrer à reeleição. O mesmo caso não se aplica a senadores, deputados (federal e estadual) e vereadores, que poderão disputar a reeleição sem objeções. O governador Daniel Pereira (PSB), por exemplo, tem condições de concorrer à reeleição, mas não está animado para a disputa.
Deputados – Dos 24 parlamentares que compõem o parlamento estadual, somente o presidente, Maurão de Carvalho (MDB-Andreazza), que é pré-candidato a governador e Léo Moraes (Podemos-PVH), pré-candidato a deputado federal não concorrerão à reeleição. Nas eleições de 2014 a renovação na Ale foi grande, superior a 70%. A previsão para este ano é que pelo menos 50% da atual legislatura será renovada.
Governo – Ainda temos um tempo razoável para as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), mas os quadros vão definindo, mesmo que timidamente. É impossível não notar que o nome de Jesualdo Pires (PSB) cresce muito mais como pré-candidato ao governo, que ao Senado, que é seu objetivo. Como as composições, ainda, não estão formalizadas a expectativa é que teremos surpresas pela frente. Também é difícil ignorar que o ex-senador Expedito Júnior, do PSDB prefere o governo que o Senado e que o senador Acir Gurgacz, do PDT e Maurão de Carvalho (MDB), presidente da Ale são os que mais trabalham suas pré-candidaturas ao governo.
Respigo
Na próxima segunda-feira (18) é feriado estadual (Dia do Evangélico). Comércio, repartições públicas, bancos estarão fechados na capital e no interior +++ Devido ao feriadão prolongado o movimento de hoje nas ruas e avenidas de Porto Velho estava fraco. Já no Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira e no Terminal Rodoviário o fluxo de pessoas é grande desde a noite de ontem +++ A cada dia que passa o governador Daniel Pereira (PSB) vai se inteirando da realidade econômico-financeira do Estado, que assumiu recentemente como se fosse o baú da felicidade. E sabe que tem uma missão hercúlea para poder fechar o ano com as contas em dia +++ Há preocupações com o pagamento do 13º salário e dos últimos meses do ano do salário dos servidores. É bem provável que os fornecedores terão problemas para receberem em dia do governo do Estado.
Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
