Vencendo a gambiarra + Cabeça de Máximo + Corte de salários + As placas de vende-se voltaram

21 de março de 2021 242

Vencendo a gambiarra

Depois de um engasgo inicial, o satélite brasileiro Amazônia-1, lançado na Índia, teve reveladas suas primeiras imagens, trazendo ânimo a um país abalado pela pandemia, já visto mundialmente como descuidado com o ambiente, relapso frente ao aquecimento global e agora acusado pelas novas e piores ondas da Covid-19. Os defeitos iniciais foram corrigidos e o satélite escapou da síndrome da gambiarra, que prejudica o país na falta de planejamento e de concatenação responsável entre os três níveis de governo – federal, estadual e municipal.

Com o sucesso do lançamento, o ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovação, já entabula com o líder indiano Jitendra Singh, avalizado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, ampliar a cooperação espacial entre os dois países, incluindo o apoio da Índia para a aquisição de materiais e sistemas para o programa de veículos lançadores do Brasil.

É fora de questão a importância do satélite Amazônia-1 no monitoramento das queimadas e do desmatamento, escalado para fazer um tira-teima entre o catastrofismo dos ecologistas e o negacionismo do governo, mas importa salientar a importância que também terá para a economia rural, exercendo o papel de monitorar a agricultura brasileira em todo o território. Agora, além dos rios voadores, a Amazônia também eleva seu satélite ao espaço em benefício do conjunto nacional.

........................................................................

Cabeça de Máximo

Políticos e empresários se movimentam para pedir a cabeça do secretário do Estado da Saúde Fernando Máximo justificando a medida em vista do aumento de casos de covid, com os hospitais superlotados, com os cemitérios abarrotados de vítimas em Porto Velho. Também existem outros motivos para tanto: os comerciantes têm os interesses contrariados com os constantes fechamentos dos estabelecimentos, os políticos incomodados com a popularidade de Máximo, um verdadeiro predador para deputados estaduais e federais nas eleições do ano que vem.

Corte de salários

A recente proposta da comissão especial da Assembleia Legislativa do estado para um corte de 20 por cento nos salários de deputados conselheiros, desembargadores e demais figurões agentes públicos durante a pandemia, repercutiu bem na opinião pública e ajuda a melhorar a imagem da casa de leis tão prejudicada nas últimas décadas. O próprio governador Marcos Rocha deve ter inspirado esta proposta, pois recentemente falou em cortar na sua própria carne, reduzindo seus próprios salários para colaborar na compra de vacinas.

As queixas

Clientes de estabelecimentos bancários se queixam dos casos de drogados e mendigos dormindo dentro das agências para se proteger das intempéries e encontrados ainda pela manhã roncando. A grande verdade é que a noite, nem pensar em entrar em banco em busca de caixas eletrônicos, pois o risco de ser assaltado é enorme. Os cães também buscam abrigo e proteção nas marquises das agências. Contei seis na agencia do BB da Farquar na quarta-feira, bem na entrada, um perigo para os clientes quando os bichos estão acordados.

Mais uns dias

Com a pandemia, o deputado estadual Aelcio da TV (PP), já cassado em todas as instâncias, consegue retardar sua saída para a posse do seu suplente Ribamar Araújo (PR). Pelo mesmo motivo também estão adiadas as sessões da Comissão de Ética para alguma eventual punição a deputados faltosos, como o parlamentar das propinas, Lebrão (MDB) e Geraldo da Rondônia alvo de recentes denúncias até de assédio sexual na região de Ariquemes, além de outros casos rumorosos.

Placas voltaram

As placas de vende-se voltaram com força neste início de ano em Porto Velho nas regiões mais populosas, mesmo com o mercado de imóveis de alto padrão ainda aquecido, como nos condomínios Ecovile, Verana, Alphaville, o que demonstra que os ricos estão mais ricos nesta infernal temporada de covid. As explicações sobre as vendas de imóveis na classe média: muita gente indo embora, a busca por imóveis mais em conta para guardar alguma coisa para as eventualidades, muitas separações de casais, funcionários públicos federais se aposentando e se transferindo para o Nordeste ou Florianópolis.                                                     

Via Direta

 

*** Mais uma grande obra interrompida por ações na justiça: a Ferrogrão, cuja ferrovia conecta as regiões produtoras de grãos do vizinho Mato Grosso ao porto de Mandirituba no Pará *** Desta vez por ação do PSOL partido conhecido nos meios da direita como um “PT retrô” ***Com os hospitais superlotados pelo covid em Porto Velho já não existem vagas nem para tratar bicho de pé, mesmo com o plano de saúde nas mãos. É coisa de louco *** Quem está superando a segunda onda do coronavirus se pergunta: será que vamos sobreviver a terceira onda? *** O medo de uma terceira onda ainda mais forte é inevitável. Já existe gente deixando testamento pronto para qualquer eventualidade.

Fonte: CARLOS SPERANÇA
POLITICA & POLÍTICOS (CARLOS SPERANÇA)

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Quenoticias.com.br. E-mail: csperanca@enter-net.com.br