VEREADOR ERNANDES AMORIM ISOLADO NO PARLAMENTO MIRIM DE ARIQUEMES.
Por ser um politico independente é ter se postado como autentico fiscal do povo, Amorim vem sendo incompreendido por seus amigos Edis como também por certa parte dos frequentadores das redes sociais. O caubói da terra dos “uru-weu-au-au”, sempre foi polemico em suas atitudes politicas, e depois de mais de trinta anos de vida pública Amorim continua autentico e fiel as suas origens e ainda não perdeu o DNA de turrão e briguento.
Como vereador tem procurado impor um trabalho de conhecimento legislativo adquirido ao longo de dois anos como deputado estadual, um como senador da república, um como deputado federal e dois como prefeito de Ariquemes. Experiência de sobra para ensinar aos novos legisladores do poder mirim o caminho certo para trilhar e ser bem sucedido na politica, porém estes fazem pouco causo de quererem apreender com o velho caudilho.
A questão de o lixo hospitalar em Ariquemes ainda dá o que falar; e Amorim procurou mostrar ao povo, as autoridades e aos próprios colegas de parlamento o quanto errado está sendo feito o descarte desse lixo que sendo manuseado de forma incorreta pode ser prejudicial à saúde da comunidade. Nesse episodio foi taxado pelo poder executivo como mentiroso, mais ai, ainda ninguém provou que a denuncia feita é mentira. A prova disso o MP local abriu procedimento investigatório para apurar o caso.
Amorim vem dizendo e apontando os erros cometidos pelo executivo, e para surpresa de todos não conta com o apoio dos demais vereadores, e ai se forma uma corrente de 12 contra 1.
Não perde a oportunidade de tecer duras criticas ao prefeito, mais tudo no intuito de que se faça uma boa administração para a cidade de Ariquemes, terra que escolheu para habitar.
A função de controle da Câmara de Vereadores está prevista na Constituição Federal de 5 de outubro de 1988, no seu art. 31:
Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. §1º – O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.
Isso significa que é responsabilidade do vereador fiscalizar e controlar as contas públicas. A Câmara Municipal foi encarregada pela Constituição da República de acompanhar a execução do orçamento do município e verificar a legalidade e legitimidade dos atos do Poder Executivo. É função do vereador é avaliar permanentemente a gestão e as ações do Prefeito.
Portanto Ernandes Amorim está cumprindo o seu papel que lhe foi outorgado pelo povo ao conduzi-lo ao Poder Legislativo de Ariquemes, Amorim não está só criticando como muitos tem falado; na verdade Amorim tem procurado apontar o caminho certo para o desenvolvimento de Ariquemes.