VEREADORES BUSCAM SOLUÇÃO JUNTO A ASSEMBLÉIA PARA CONTRATAÇÃO DE MAIS MÉDICOS

1 de abril de 2021 280

Os vereadores Renato Padeiro, Ricardo Medeiros e Tiago Viola, tiveram uma reunião com o Presidente da Assembléia Legislativa Deputado Estadual Alex Redano, na pauta a necessidade da contratação de mais médicos para o atendimento aos pacientes infectados com a Covid-19, a solução discutida foi de se encontrar uma legal de que sejam contratados os brasileiros que se formaram em medicina no exterior mesmo que ainda não tenham prestado o revalida e até mesmo os que não alcançaram nota para a aprovação.

 A urgência na contratação desses profissionais que atuarão no atendimento de casos leves de síndrome gripal e Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde, do município de Ariquemes.


O Deputado Alex Redano durante a reunião com os vereadores de Ariquemes disse:

Alex Redano disse que um dos encaminhamentos será uma solicitação assinada pelos 24 deputados estaduais para que o Governo do Estado encaminhe à Assembléia Legislativa um projeto de lei para que possa contratar temporariamente esses médicos, mesmo que eles não tenham sido aprovados no Revalida.


Fruto de parceria, diálogo constante e alinhamento entre governo Estadual, Secretaria Estadual de Saúde, Assembléia e Vereadores, a ação vai contemplar municípios do interior rondoniense não só Ariquemes. Precisamos reforçar e melhorar o acesso à saúde em todos os municípios do estado para não sobrecarregar a capital. Assim, concentraremos esforços naqueles pacientes que mais precisam de cuidado especializado e intensivo. “Vamos propor ao Governador abrimos exatamente o quantitativo que os vereadores pediram”, garantiu Alex Redano. A necessidade de ampliação do Mais Médico nos municípios do interior de Rondônia foi um dos temas tratados na reunião técnica. Foi considerado também o porte populacional, a quantidade de casos novos e óbitos por covid-19, de modo a ampliar o provimento de médicos para a cidade de Ariquemes.
A iniciativa de contratação dos médicos aconteceu com base na análise do cenário local. Esse diagnóstico técnico detectou que a principal deficiência no município de Ariquemes, no contexto da pandemia, é a falta de médicos. Assim, é pertinente a solicitação feita pelos Vereadores Renato Padeiro, Ricardo Medeiros e Tiago Viola, na abertura de editais emergenciais para provimento desses trabalhadores. 

A estratégia de contratação amplia o número de profissionais para atuar na Atenção Primária à Saúde, fortalecendo o primeiro nível de cuidado no enfrentamento da emergência em saúde pública provocada pela pandemia do coronavírus, garantindo mais atendimento a quem mais precisa. 

Com reforço da mão de obra médica, a oferta de mais ações e serviços fortalece a integralidade na promoção da saúde e a organização dos serviços prestados nas unidades de saúde. Isso quer dizer que a população vai buscar atendimento e conseguir ser avaliada por uma equipe de saúde qualificada. 

 

Fonte: AOR OLIVEIRA