Vereadores de Porto Velho descartam eleições a prefeito, viaduto na ligação das BRs 364 e 435 em Vilhena, partidos se organizam visando 2024
Viaduto – Esta semana o senador Confúcio Moura (MDB), que preside a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), Fabrício Galvão, assinaram a Ordem de Serviço (OS) para a construção do viaduto na intersecção das BRs 364 e 435. A 364 é a principal rodovia federal de Rondônia e a 435, liga os municípios de Colorado, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste, à 364. A OS autoriza a contratação de empresa para construir o viaduto. A obra é necessária e já deveria ter sido construída na mesma época da 435, pois a região tem enorme fluxo de veículos e o local perigoso, porque não existe nem um trevo, mas sim uma bifurcação na ligação entre as BRs.
Londrina – Recentemente o deputado estadual pelo Paraná Tiago Amaral (PSD) esteve em Porto Velho participando do 1º Encontro do Fórum Permanente das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na Assembleia Legislativa (Ale) em setembro último. Thiago é presidente da CCJ da Ale-PR e foi um dos palestrantes do Fórum em Rondônia. A Paraná Pesquisas, uma das empresas mais conceituadas do gênero no País realizou um trabalho visando as eleições a prefeito de Londrina, segunda maior cidade do Paraná. Segundo a PP, Thiago Amaral e o deputado federal Felipe Barros (PP) estão bem à frente de outros prováveis candidatos nas consultas estimuladas. Quando esteve em Porto Velho, Thiago disse à coluna, que tinha intenção de concorrer a prefeito de Londrina. E pelo “andar da carruagem” está muito bem cotado perante o eleitorado. Quem viver verá...
Prefeito – Na maioria dos municípios de Rondônia os vereadores são sempre nomes mais lembrados para concorrer a prefeito. Isso também ocorre em nível nacional. A média é de 20% a 30% dos “nobres pares” do interior, normalmente demonstram intenção de entrar na sucessão municipal. O mesmo já náo ocorre em Porto Velho, que tem hoje 21 vereadores e, nas eleições de outubro do próximo ano elegerá 23. A maioria dos vereadores da capital está empenhada em concorrer à reeleição e, até o momento, quando 2024 vai chegando, não se comenta sobre vereador disputar à sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito em 2020 e não poderá entrar na disputa.
Prefeito II – Até as convenções partidárias, para escolha dos candidatos (prefeitos e vereadores), seis meses antes das eleições provavelmente teremos um representante do parlamento Mirim postulando uma candidatura a prefeito, mas por enquanto, não há. Em eleições passadas tivemos vereadores como candidatos fortes a prefeito, como em 2020, quando a hoje deputada federal, Cristiane Lopes (UB) deixou uma reeleição segura para a vereança e entrou na disputa da prefeitura tendo pela frente Hildon Chaves, que se reelegeu, mas com uma diferença inferior a 10% dos votos válidos. Os ex-deputados federais Mariana Carvalho (Republicanos) e Léo Moraes (Podemos), já passaram pela vereança e concorreram a prefeito. Não venceram, mas sempre foram bem votados.
Organizando – Já é possível notar uma mobilização significativa das lideranças partidárias em Rondônia visando as eleições municipais de 2024. O ex-deputado federal Natan Donadon, que preside o Agir36 no Estado, já realizou várias reuniões pelo interior filiando partidários e preparando nominatas. O senador Marcos Rogério, presidente do PL também está se movimentando e o PT reuniu seus filiados na última semana em Ji-Paraná, inclusive para decidir sobre parcerias, porque o partido, que já foi muito forte no Estado, hoje está bem enfraquecido. Não tem senadores e nem deputado federal. Na Assembleia Legislativa (Ale) a única estrela petista é a deputada Cláudia de Jesus, de Ji-Paraná.
Respigo
No próximo dia15 a câmara de vereadores de Porto Velho estará entregando Moção de Aplausos aos Escritores e Artistas Plásticos da capital, que “contribuem e incentivam a Cultura Regional”. A sessão solene será às 16h no auditório do Instituto Federal de Rondônia-Ifro, na unidade de Porto Velho, na Avenida Calama e o colega jornalista Marco Aurélio Anconi está entre os homenageados +++ Estamos comemorando a Semana Nacional do Samba e, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, na sexta-feira (8), a partir das 19h teremos uma concorrida Roda de Samba com organização da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes. O ingresso é 1kg de alimento não perecível +++ E a lógica prevaleceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol. O Palmeiras empatou (1x1) com o Cruzeiro tendo o Mineirão lotado, e conquistou o bicampeonato do Brasileirão +++ O Flamengo perdeu para o São Paulo (1x0), o Bahia deu uma peia no Atlético Mineiro (4x1), e o Grêmio, que venceu em casa o Fluminense (3x2) ficou com o título de vice-campeão brasileiro. O Botafogo foi derrotado pelo Internacional (3x1) +++ Na parte de baixo o Vasco escapou do rebaixamento vencendo o Bragantino (2x1). O Santos, pela primeira vez caiu para a série B, após perder em casa (2x1) para o Fortaleza.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
