Vilhena amanhece com novo prefeito, como “assessores” contribuem para cassação dos assessorados, por que o PDT, ainda, não abriu a pré-campanha ao Senado?
Vilhena – A cassação do prefeito e da vice do município de Vilhena, Eduardo Japonês (PSC) e Patrícia da Glória, respectivamente, deve servir de exemplo para assessores afoitos, mais preocupados em fazer média com o “Chefe” e não em trazer informações a serem discutidas e analisadas. Japonês e Glória ficaram sem mandatos, porque nas eleições de 2020, que reelegeram o prefeito e elegeu a vice (no mandato anterior a Japonês tinha outra vice (Maria José) usaram as redes sociais da prefeitura para favorecer os candidatos durante a campanha eleitoral. Servidores lotados no município utilizavam a estrutura da prefeitura, dentro do horário de trabalho para fazer campanha. Além da perda dos mandatos, ambos estão inelegíveis por oito anos.
Assessoria – O fato que ocorreu com Japonês e patrícia é muito comum no meio político, onde na maioria das vezes o profissional é preterido pelo “amigo”, pelo “puxa-saco”, o conivente, subserviente. Assessor é para assessorar, discutir amplamente as situações e, quando for para a prática se empenhar ao máximo, para que o projetado seja aplicado de forma correta. Campanha político-eleitoral não é trabalho para amadores e “baba-ovos”, que se limitam a bajular e não a assessorar, orientar, discutir, buscar meios e formas para que os problemas sejam resolvidos. Ou alguém acredita, que foi o Japonês quem orientou os “assessores-servidores” a utilizarem as redes sociais na campanha política de 2020? Que o duro exemplo da cassação dos mandatos de Eduardo Japonês e Patrícia da Glória abra os olhos da maioria dos políticos na campanha deste ano, que está sendo iniciada e que terá as convenções partidárias abertas no próximo dia 20 e encerradas em 5 de agosto.
PDT – É enorme a expectativa junto ao PDT, no que se relaciona as eleições gerais deste ano. O presidente do diretório regional, senador Acir Gurgacz está inelegível e o partido já teria o nome do pré-candidato ao Senado, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, hoje aposentado, Benedito Alves, pessoa de ótimo trânsito junto à comunidade. Benedito teve seu nome lançado como pré-candidato recentemente, mas não houve, por parte do partido um melhor aproveitamento político durante o período de pré-campanha, que terminará no próximo dia 20 com as convenções. O PDT já perdeu a deputada federal Sílvia Cristina, que se filiou ao PL na janela partidária (3 de março a 1º de abril), que possibilitou a troca de partidos pelos deputados (federal e estadual) sem a perda do mandato. E não está aproveitando a pré-campanha com Benedito, que é um nome expressivo, mas precisa ser mais bem divulgado.
Senado – Apesar de o PDT já ter lançado Benedito como pré-candidato ao Senado, comenta-se que Acir, estaria disposto a concorrer à reeleição, mas nesse caso, terá que impetrar liminar, como nas eleições a governador em 2018. Seria um salto no escuro. Na época o governador, Daniel Pereira, no PSB, não concorreu à reeleição mesmo com amplas possibilidades de sucesso, para apoiar Acir, que não conseguiu o registro da candidatura. Seu nome não apareceu na urna eletrônica. Uma campanha ao Senado é difícil, pois temos pré-candidatos expressivos como o ex-senador Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagattoli (PL), Daniel Pereira (Solidariedade), Jaqueline Cassol (PP) e Mariana Carvalho (PRB), todos trabalhando ativamente a pré-campanha. Somente o PDT, ainda, não colocou a pré-campanha de Benedito junto as lideranças regionais.
Recesso – A Assembleia Legislativa (Ale) está em recesso parlamentar desde o início do mês. Sessões ordinárias e reuniões das comissões permanentes somente a partir do dia 1º de agosto. Ato publicado no “Diário Oficial” eletrônico assinado pelo Secretário Geral, Marcos Oliveira de Matos determina, que durante o recesso parlamentar deste mês de julho o expediente será das 7h30 às 13h30 em sistema de plantão para o setor administrativo. No período entre os dias 23 a 29 de julho estará suspenso o expediente em todos os setores da Ale-RO, inclusive na Escola do Legislativo (EL), mantida pelo parlamento estadual. O expediente normal, inclusive das sessões ordinárias terá início no dia 1º de agosto.
Respigo
Quem tem pendências com a Energisa, empresa distribuidora de energia elétrica em Rondônia poderá parcelar os débitos em até 48 vezes. Os clientes também serão favorecidos com a isenção de juros e multas +++ O atendimento será realizado no sábado (9) das 8h às 13h na agência da avenida 7 de Setembro, em Porto Velho. Devem comparecer ao local clientes titulares ou representantes legais com procurações para proceder as negociações +++ O MDB tem um trio forte de pré-candidatos a deputado estadual em Rondônia. Além de Jean Oliveira, pré-candidato à reeleição, o presidente da câmara de vereadores de Ji-Paraná, Negão Fonseca e a ex-prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues também estão na lista de pré-candidatos +++ Hoje o MDB tem somente Jean Oliveira na Ale-RO, mas a meta é ampliar as cadeiras para no mínimo três. Os nomes dos pré-candidatos deverão ser confirmados nas convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto), mas a pré-campanha com a adesão de lideranças regionais é intensa visando formatar nominatas fortes.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
