Violência continua crescente e preocupante em Rondônia, deputado federal poderá trocar de partido, correria na busca de candidatos para as eleições de outubro
A coluna vem alertando há tempo sobre a violência crescente em Porto Velho e também nas cidades do interior. Além de os membros das facções, que se matam entre si, a criminalidade aumenta de forma assustadora na capital. Na madrugada de sábado (22) para domingo o colega-jornalista Léo Ladeia teve sua casa no Bairro Santo Antônio invadida e foi acordado com sua família por bandidos sob mira de revólver. Passaram por momentos dramáticos, inclusive com a arma na cabeça. Além da violência tiveram o veículo roubado –já recuperado– além de pertences da família. A bandidagem continua crescente, a cada mais violenta e exige uma ação preventiva, ostensiva, agressiva da nossa Política Militar. O Judiciário deve ser menos complacentes com marginais, que violentam estupram, matam são presos e retornam à liberdade sem cumprir pena pelo que praticou. Até quando...
Livro – Na quarta-feira o empresário Assis Gurgacz Eucatur/Diário da Amazônia/Rede TV! Rondônia) estará lançando em solenidade a partir das 8h30 o livro “Assis Gurgacz – O Homem Infinito”, que traz a biografia do empresário, na sede da Eucatur em Ji-Paraná. O livro, editado por Rejane Martins Pires traz um pouco do muito que o empresário, pioneiro de Rondônia representa como exemplo de vida em todos os sentidos. A expectativa é que o livro, que já teve o lançamento em Cascavel, nesta semana em Ji-Paraná também seja apresentado em público em Porto Velho, pela sua importância principalmente social, de uma pessoa vitoriosa na vida, que é querida e admirada por todos, o empresário Assis Gurgacz.
Prefeito – O PL de Rondônia poderá receber o deputado federal Fernando Máximo (UB), o mais bem votado no Estado em 2022, (85.596 votos), que não está satisfeito com o seu partido e está recebendo apoio par apode concorrer a prefeito de Porto Velho em outubro próximo, como é de seu desejo. O União Brasil, comandado no Estado pelo governador Marcos Rocha tem acordo firmado com o prefeito da capital, Hildon chaves, que assumiu recentemente o comando do PSDB estadual e tem como pré-candidata a ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos). Sem espaço no União Brasil, Máximo, caso não tenha autorização para se filiar a outro partido poderá deixa-lo, mesmo que o ato, custe o mandato, pois certamente será expulso do União. Até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) o assunto será um dos destaques nos bastidores da política.
Filiação – O prazo para que os partidos políticos filiem nomes para concorrerem nas eleições municipais de outubro terminará no próximo dia 6, seis meses antes de os eleitores irem às urnas no primeiro turno. Por isso a correria nos bastidores da política, onde os dirigentes partidários estão acelerando as filiações na capital e no interior em busca de nomes em condições de concorrer e tenham condições de se elegerem. As eleições, ainda, estão distantes, pouco mais de sete meses, mas a escolha dos candidatos não, pois não há como prorrogar o prazo de filiações, por isso a correria e busca de lideranças em condições de somar votos nas eleições deste ano.
Deputados – A mobilização em busca de nomes para filiação também é intensa junto aos deputados estaduais. A maioria participa de sessões plenárias (terças e quartas-feiras) online, porque estão no interior participando de convites a lideranças para filiação, pois não basta ter um ou dois candidatos a vereador que puxam votos, mas um grupo forte, porque é necessário atingir o quociente eleitoral (é um número que precisa ser atingido pelos partidos ou coligações para garantir a eleição de um candidato no sistema proporcional de voto. Para os deputados, é fundamental eleger o maior número de prefeitos e vereadores este ano, para que em 2026 possam ter suporte eleitoral para a busca da reeleição.
Respigo
Na quarta-feira (26) será ministrada palestra sobre Conceitos e Experiências em Empreendedorismo no auditório da Assembleia Legislativa (Ale) a partir das 10h. Estarão como palestrantes Sandro Lopes, Milene Flora e Luciano Szafir +++ É sempre importante alertar que o prazo para que vereadores possam mudar de partido e disputar as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo terminará no próximo dia 5. O período para que os “nobres-pares” teve início no último dia 7 e possibilita a mudança de sigla partidária sem a perda do mandato +++ É a chamada “Janela Partidária”. Fora do período o vereador poderá perder o mandato, que pertence aos partidos +++ Apesar de manter vários jogadores da seleção do Tite a Seleção Brasileira já demonstrou avanços no jogo de sábado (23) no amistoso contra a Inglaterra (1x0). Toque de bola, futebol ofensivo, técnico, organização a nossa seleção deixou bem à mostra o “dedo” do treinador Dorival Júnior, que em breve terá um grupo ofensivo, bem ao estilo do futebol brasileiro +++ O Brasil volta à campo na terça-feira (26), às 15h30 enfrentando a Espanha. Mais um bom teste para a seleção de Dorival Júnior.