AO MINUTO: AstraZeneca? Novos atrasos na UE; Brasil sem pedidos de voos
Portugal inicia na próxima segunda-feira, dia 15 de março, a primeira fase do desconfinamento, que se fará, de acordo com o primeiro-ministro, a "conta-gotas".
Os primeiros espaços a abrirem portas serão as creches, o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo, os cabeleireiros, manicures, livrarias e vendas ao postigo. Foi dada 'luz verde' também às viagens ao estrangeiro.
O plano de desconfinamento segue assim por fases, até dia 3 de maio, se tudo correr bem.
Para isso, muito se tem falado da importância dos testes e do sucesso da vacinação. A partir de hoje, os portugueses poderão comprar testes rápidos, sem receita médica, nas farmácias.
Já quanto à imunização, uma notícia menos positiva. Na Madeira, 140 pessoas contraíram o vírus depois de terem sido vacinadas contra a Covid-19.
Recorde-se que Portugal registou mais 15 mortes e 577 novos casos, esta sexta-feira.
Pode consultar, também, nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
10h15 - O Grupo AstraZeneca anunciou hoje novos atrasos na entrega da sua vacina contra a covid-19 à União Europeia, invocando restrições à exportação. Perante as dificuldades de produção, o grupo decidiu utilizar as suas unidades de produção fora da União Europeia, mas "infelizmente, as restrições à exportação vão reduzir as entregas no primeiro trimestre" e "provavelmente" no segundo, segundo um porta-voz do grupo citado pela agência France Presse.
09h55 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Infarmed asseguram que os lotes da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, suspensos em vários países por suspeita de estarem relacionados com eventos tromboembólicos, "não foram distribuídos para Portugal".
09h21 - Chegaram esta madrugada à Jordânia as primeiras 144 mil vacinas contra a Covid-19 do país. O momento foi registado e partilhado no Twitter pelas autoridades locais.
09h17- A Rússia registou, nas últimas 24 horas, 475 mortes por coronavírus e quase 10 mil novos casos. De acordo com as autoridades russas, no último dia, foram detetados 9.908 novos casos, o que totaliza 4.380.525 infeções desde o início da pandemia. Já o número de óbitos é agora de 91.695, no total.
09h00 - Porque nunca é de mais relembrar. Se tiver tosse, febre, falta de ar, dificuldade respiratória, perda ou diminuição de olfato e paladar mantenha-se em autoisolamento e ligue SNS24.
08h32 - O escândalo da venda de máscaras, que envolveu dois deputados da União Democrata-Cristã (CDU) e do partido irmão na Baviera, a CSU, vai ter um "impacto negativo" para o partido de Merkel nas eleições regionais deste domingo. Perceba a história aqui
08h09 - Portugal vai ser retirado da 'lista vermelha' de países cujos viajantes estão sujeitos a quarentena em hotéis no Reino Unido, sendo o anúncio oficial esperado na segunda-feira, noticia hoje o jornal Daily Telegraph.
08h07 - O público português tem tido uma adesão "cada vez maior" à apresentação via Internet de espetáculos culturais, uma tendência importante face às "quebras acentuadas" de bilhetes vendidos, revelaram à agência Lusa responsáveis de duas das principais bilheteiras 'online'.
08h00 - Uma mãe infetada com Covid-19 deu à luz dois meninos gémeos, sem a doença, na ilha de São Miguel, nos Açores. De acordo com o hospital onde ocorreu o parto, tanto a mulher como os filhos estão bem e saudáveis.
07h50 - As farmácias e os locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica vendem a partir de hoje testes rápidos de antigénio para deteção do SARS-CoV-2.
07h41 - As escolas estão fechadas há mais de um mês e as aulas são em casa, mas para as famílias mais carenciadas, algumas com a situação financeira agravada pela pandemia de Covid-19, as refeições da cantina são uma "ajuda valiosa".
07h33 - Timor-Leste está a viver a pior semana da pandemia da Covid-19 desde que começou há um ano, com o maior número de casos ativos (76) e pelo menos 14 focos da doença em Díli.
07h27- Os Estados Unidos registaram 1.760 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e 130.115 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
07h19 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados sete casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos importados.
07h10 - Cerca de 140 pessoas contraíram Covid-19 na Madeira depois de vacinadas, indicou hoje o Serviço de Saúde da região autónoma (Sesaram), sublinhando que o medicamento mais eficaz contra o SARS-CoV-2 é a prevenção.
07h05 - O BE quer clarificar na lei o princípio de que é o empregador quem paga as despesas com o teletrabalho, desde os instrumentos necessários aos custos com telecomunicações, energia ou água, uma das propostas para maior proteção dos trabalhadores.
07h01 - O México registou 709 mortes provocadas por covid-19 e 6.743 infeções nas últimas 24 horas, informaram na quinta-feira as autoridades mexicanas.
07h00 - Bom dia ! Damos agora início ao acompanhamento diário à Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.