AO MINUTO: OMS critica vacinação na Europa; Passo no desconfinamento?
António Costa anunciou, esta quarta-feira, que o Governo vai remeter ao Tribunal Constitucional os diplomas de apoios sociais já aprovados pela Assembleia da República e promulgados por Marcelo Rebelo de Sousa. As críticas a esta decisão não se fizeram esperar e são transversais da Direita à Esquerda.
A embaixada de Portugal em Brasília anunciou um novo voo entre São Paulo (Brasil) e Lisboa será realizado em 14 de abril, destinado aos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal afetados pela suspensão das ligações aéreas devido à pandemia.
Portugal, que entrou às 00h00 desta quinta-feira num novo período de Estado de Emergência, registou, nas últimas 24 horas, mais 618 infeções pelo novo coronavírus e três mortes. Desde o dia 17 de março, em que foram reportados 673 contágios, que o país não registava tantos casos. De acordo com o boletim epidemiológico revelado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Rt mantém-se nos 0,94.
Tudo indica que a segunda fase do plano de desconfinamento, cujo arranque está previsto para a próxima segunda-feira, dia 5 de abril, não sofra alterações, uma vez que a matriz de risco segue no verde. Isso mesmo deverá ser anunciado ao início da tarde pelo Governo, após reunião em sede de Conselho de Ministros que decorrerá esta manhã.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
08h58 - OMS critica vacinação na Europa. O processo de vacinação contra a Covid-19 na Europa é "inaceitavelmente lento", considerou, esta quinta-feira, o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde.
08h37 - Comece o dia informado. O plano do Governo e outras três coisas que deve saber para começar o dia:
- Governo prepara novo passo no desconfinamento a partir de dia 5;
- Arranca o prazo para a entrega do IRS;
- Como evoluiu a dívida pública?;
- "Probabilidade de haver extensão das moratórias bancárias é reduzida".
Clique aqui para ler em pormenor
08h31 - Recordemos o boletim epidemiológico desta terça-feira. Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 618 infeções pelo novo coronavírus e três mortes. Desde o dia 17 de março, em que foram reportados 673 contágios, que o país não registava tantos casos.
08h22 - Hora de ficar a par dos títulos dos jornais desta quinta-feira. Hoje é notícia: PSD em guerra surda; Confiança para desconfinar? Leia tudo aqui
08h00 - Vacinas mRNA. Quanto tempo depois da 2ª dose desenvolvemos imunidade? As vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna, que utilizam a tecnologia de mRNA para ajudar o sistema imunitário a desenvolver imunidade ao SARS-CoV-2, requerem duas doses. E é apenas após essa segunda dose que a sua imunidade ao vírus é totalmente ativada.
07h42 - SNS24 atendeu mais do dobro de chamadas no 1.º trimestre face a 2020. A Linha SNS24 atendeu nos primeiros três meses deste ano mais de 1,6 milhões de chamadas, mais do dobro do verificado em igual período de 2020, disse à agência Lusa o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
07h24 - EUA com 1.055 mortos e 66.088 casos nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, o país acumulou 552.006 óbitos e 30.457.315 casos da doença. Os EUA são o país com mais mortes devido ao novo coronavírus e também com mais casos de infeção.
07h20 - China soma 16 casos nas últimas 24 h, incluindo seis por contágio local. A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que diagnosticou 16 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, seis dos quais por contágio local na província de Yunnan, no sudoeste do país.
07h12 - EUA: 15 milhões de doses da vacina da J&J desperdiçadas por engano. Cerca de 15 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson (J&J) foram desperdiçadas por engano numa fábrica em Baltimore, o que pode atrasar a vacinação nos Estados Unidos, segundo o New York Times.
07h05 - A recordar:
- Novos passos no desconfinamento? António Costa lembrou que esta quinta-feira deverão ser confirmados "novos passos" de desconfinamento. "Se tudo correr bem, amanhã o Conselho de ministros poderá confirmar que na próxima segunda-feira daremos novos passos no desconfinamento", apontou.
- Macron anuncia fecho de escolas em França. França vai encerrar escolas e creches durante pelo menos três semanas. O anúncio foi feito pelo presidente francês, como parte das novas medidas para combater a Covid-19 no país.
- AR renova até meio de junho obrigação de usar máscaras na rua. O Parlamento aprovou o projeto-lei do PSD que renova por mais 70 dias a obrigatoriedade de usar máscaras em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria em 5 de abril.
- Brasil bate novo recorde com 3.869 mortes por Covid-19 em 24 horas. As autoridades reportaram, esta quarta-feira, mais 3.869 óbitos associados à Covid-19, quebrando novamente um recorde com o maior número diário registado no país.
07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo AO MINUTO para que acompanhe todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar o registo da tarde de ontem, clique aqui.