AO MINUTO: Sem teletrabalho crise era maior; Rússia exige desculpas à EMA
Numa altura em que o Governo prepara o plano de desconfinamento, que será apresentado na próxima quinta-feira, o número diário de novos casos continua a abrandar. Esta segunda-feira, Portugal registou 365 novos casos de Covid-19 e 25 mortes. O número de novos infetados foi o mais baixo desde o dia 7 de setembro.
Apesar disso, o Governo continua a pedir cautela. Esta segunda-feira, e após reunião do Infarmed, concluiu-se que a vacinação já está a fazer efeito e Portugal tem o Rt "mais baixo da Europa".
Apesar disso, Marta Temido alertou para a necessidade de ter atenção, devido, essencialmente, a "três ameaças": a atual subida do risco transmissão de Covid-19; as novas variantes; e, a situação europeia em contraciclo com o contexto português.
Por outro lado, os partidos acreditam que os dados dão sinais de que é possível abrir um pouco a sociedade e pedem uma "programação rigorosa" do desconfinamento.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.
10h49 - A Espanha recebeu, entre esta segunda e terça-feira, um total de 1.085.290 doses de vacina contra a covid-19, informou o Ministério da Saúde.
10h37 - O comissário europeu para o Emprego resumiu o último ano, marcado pela pandemia, como aquele em que se passou de trabalhar em casa para viver no trabalho, realçando que essa possibilidade foi, porém, "uma bênção" para a economia. Nicolas Schmit afirmou que sem a possibilidade do teletrabalho, "a crise económica teria sido muito pior".
10h25 -A GNR deteve, no dia 6 de março, um homem de 57 anos por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, no âmbito da pandemia de Covid-19, na localidade de Arouca. Osuspeito foi apanhado a trabalhar, na localidade de Burgo, quando devia estar em casa a cumprir o confinamento obrigatório.
10h15 - A Rússia exigiu hoje um pedido de desculpas à Agência Europeia do Medicamento depois de responsáveis europeus compararem a vacina Sputnik-V contra a covid-19 a "uma roleta russa".
10h00 - Mais de um ano depois de os primeiros casos de covid-19 terem sido diagnosticados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não apurou a origem do novo coronavírus e enfrenta pressão política dos Estados Unidos. Críticos daquela agência da ONU dizem que esta não reagiu com rapidez ou assertividade.
09h55 - A Rússia revelou esta terça-feira que foram identificados 9.445 novos casos de Covid-19 em 24 horas. Foi a primeira vez desde o dia 3 de outubro do ano passado que a Rússia reportou menos de 10 mil casos diários. Morreram mais 336 pessoas.
09h48 - A Câmara da Marinha Grande autorizou a prática de surf e atividades similares, desde que individualmente e cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), medida justificada com a evolução da pandemia de covid-19 no concelho.
09h30 - A pandemia da covid-19 mobilizou ao longo do último ano parte significativa da comunidade científica portuguesa na corrida a vacinas e terapias, incluindo projetos que visam novos medicamentos, vacinas mais baratas ou em novas formas.
09h10 - A China lançou um certificado de vacinação digital que se aplicará aos cidadãos do país que viajem para além fronteiras. O certificado incluirá pormenores informativos sobre os resultados da vacinação ou do teste do coronavírus, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
08h59 - A Estónia anunciou, esta segunda-feira, que o país vai entrar em confinamento por um período de um mês. A medida entra em vigor a 11 de março. Segundo a governante, este novo confinamento visa parar a rápida propagação da variante britânica da Covid-19.
08h44 - A ministra da Indústria, Comércio e Turismo de Espanha, Reyes Maroto, afirmou hoje que as perspetivas para o turismo no verão são "otimistas", mas para a Páscoa diz que é preciso atuar com "precaução" para conter o coronavírus e evitar "voltar atrás".
08h40 - A Ordem dos Médicos vai pedir com urgência os documentos relativos ao inquérito ordenado pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz para os analisar e se poder pronunciar.
8h10 - O uso de máscara é essencial para garantir a proteção contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Eis quatro regras fundamentais ao usar máscara
8h07 - Mais de 700 mil mortos por covid-19 foram oficialmente registados na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, de acordo com uma contagem efetuada pela agência de notícias France-Presse (AFP).
8h02 - O Hospital de Santa Maria já teve internados nos cuidados intensivos pediátricos uma dezena de crianças e jovens com Síndrome Inflamatória Multissistémica, a maioria dos quais tinha passado de forma assintomática pela infeção pelo novo coronavírus.
7h58 - Prestes a conhecer-se o plano de desconfinamento do Governo, o número diário de novos casos continua a abrandar. Reflexo disso é que já não há concelhos em risco extremo, situação em que chegaram a estar 70% dos municípios portugueses. Os dados mais recentes, divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) esta segunda-feira, revelam que não há concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
7h56 - A Alemanha regista hoje mais 255 mortos por Covid-19. Com este valor, o país ultrapassa o total das 72 mil mortes desde o início da pandemia, mais precisamente 72.189. Quanto ao número de infetados, registaram-se nas últimas 24 horas, 4.252 novos casos da doença, para um total de 2.509.445.
7h53 - De acordo com a imprensa brasileira, há um surto de Covid-19 no 'All Together Now Brasil' - que no país de Vera Cruz adotou o nome de 'Canta Comigo'. A informação dá conta de que há duas semanas quatro jurados testaram positivo. Número que voltou a aumentar na passada semana, na qual mais 13 famosos a participar no programa, fazendo parte do leque de 100 jurados, testaram positivo ao novo coronavírus.
7h52 - Uma fonte disse hoje à agência internacional de notícias Reuters que os dados apurados mostram que a vacina de Oxford/AstraZeneca é eficaz contra a variante P1, que teve origem na cidade brasileira de Manaus.A fonte, que solicitou anonimato, tendo em conta que resultados ainda não foram tornados públicos, não divulgou a eficácia exata da vacina contra a variante.
7h50 - O futuro do trabalho e as mudanças no mercado laboral vão estar hoje em debate numa conferência de alto nível organizada pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). Intitulada "Trabalho remoto: desafios, riscos e oportunidades", a conferência é promovida pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para abordar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, com o surgimento de novas formas de trabalho, que "se colocam com particular premência" no atual contexto de pandemia.
7h47 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados oito casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.
7h46 - A diretora da cardiologia pediátrica do Hospital Santa Maria defendeu que as crianças que tenham tido algum sintoma de Covid-19, mesmo que ligeiro a moderado, devem ser vistas pelo médico assistente antes de retomarem a atividade física.
"Para retomar a atividade, sobretudo obviamente (...) no exercício mais intenso - por exemplo, o desporto federado -, devem ser acompanhados e devem contactar o médico assistente. Devem mesmo ser avaliados por alguém da cardiologia e, pelo menos, o eletrocardiograma está recomendado", afirma Mónica Rebelo.
7h45 - O México registou 319 mortes provocadas por Covid-19 e 1.877 infeções nas últimas 24 horas, informaram na segunda-feira as autoridades mexicanas.
7h43 - A violência de género nos Estados Unidos aumentou 8,1% desde meados de março de 2020, quando começou o primeiro confinamento para combater a pandemia de covid-19, revelou um relatório divulgado no Dia Internacional da Mulher.
7h41 - O Governo neerlandês interino anunciou a extensão das restrições para conter a propagação da pandemia até 30 de março, apesar de haver exceção entre 15 e 17 deste mês por causa das legislativas.
7h40 - Israel comemorou na segunda-feira a vacinação contra a Covid-19 de cinco milhões de cidadãos, no mesmo dia em que começou a vacinar os palestinianos que trabalham no país, uma disparidade temporal que foi criticada pela comunidade internacional.
7h35 - A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica de referência no Brasil, anunciou na segunda-feira o início da sua produção em larga escala da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
7h32 - Os Estados Unidos registaram 749 mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, além de 52.164 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
7h30 - Bom dia! Damos início a um novo acompanhamento à Covid-19, mas pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.