Apagão nacional – Energisa esclarece que interrompeu fornecimento em Rondônia como forma de proteção

15 de agosto de 2023 76

Porto Velho, RO – A Energisa justificou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em Rondônia e outros estados sob sua concessão em decorrência de uma determinação direta apresentada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A concessionária alega que houve um “evento externo”, sem apontar qual exatamente, no Sistema Interligado Nacional (SIN). O evento afetou o suprimento de energia em várias localidades do País.

A Energisa informou, por fim, que o reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera.

VEJA A NOTA:

“A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do país. Como proteção, por determinação do ONS, foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O reestabelecimento do serviço está sendo feito à medida que a ONS libera”.

O ONS destacou ainda que estados do Sudeste, Norte e Nordeste foram afetados. Confira o manifesto oficial:

"Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31 (horário de Brasília), da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

 

Fonte: RONDONIADINAMICA