Bolsonaro diz que quer regulamentar mineração em terra indígena em 2020

31 de dezembro de 2019 74

Do Twitter de Jair Bolsonaro:

O Ministro das Minas e Energia recebeu o embaixador da Bélgica e apresentou-lhe alguns motivos pelos quais o Governo Jair Bolsonaro pretende regulamentar a mineração em Terra Indígena:

1- No Brasil há quase 600 comunidades indígenas e muitas delas querem a mineração.

2- Os governos FHC e Dilma também propuseram, sem sucesso, regulamentar a mineração em TI.

 

3- Mineração em área indígena exige a prévia oitiva dos índios, autorização do Congresso e indenização aos índios (art. 231 da Constituição);

4- Nenhum país do mundo tem essas exigências;

5- A França faz mineração na Guiana e sequer reconhece, nesse seu território, o que seja uma comunidade indígena;

6- Não foi o índio que se integrou à nossa cultura, mas a cultura ocidental europeia, como a Belga, que incorporou os índios, só que hoje os condenam à miséria;

 

7- O maior cinturão de preservação ambiental do estado do Pará é o que circunda Carajás, pois lá a própria Vale faz a segurança para preservar;

8- São os “novos” minerais e as modernas tecnologias que consertarão os estragos ambientais do presente e do passado, deixados, principalmente, pelos países ricos;

9- As riquezas minerais não estão onde queremos, mas onde a natureza as colocou: no Norte do Brasil onde, “curiosamente”, governos anteriores demarcaram enormes áreas indígenas.

10- Uma área maior que a região Sudeste (SP/MG/RJ/ES) já está demarcada no Brasil como TI. Sob essas áreas uma completa “Tabela Periódica.” O Ministro fará exposições p/ outros embaixadores, p/ mostrar-lhes o quão será bom para os índios, o Brasil e o mundo a mineração em TI.

 

 

O Ministro das Minas e Energia recebeu o embaixador da Bélgica e apresentou-lhe alguns motivos pelos quais o Governo Jair Bolsonaro pretende regulamentar a mineração em Terra Indígena:

1- No Brasil há quase 600 comunidades indígenas e muitas delas querem a mineração.

Ver imagem no Twitter