Bolsonaro é ‘um risco muito alto’ para democracia, diz juiz que mandou prender Pinochet

24 de setembro de 2019 293

Da coluna de Jamil Chade no UOL:

 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) representa um “risco muito alto” para a democracia, avalia Baltasar Garzón, o ex-juiz espanhol que decretou, em 1988, a prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet e transformou o direito internacional.

Em entrevista exclusiva ao UOL antes de embarcar ao Brasil, Garzón atacou a atual política de segurança pública brasileira, teceu duras críticas contra o ex-juiz e hoje ministro Sergio Moro e pediu atenção contra o crescimento do neofascismo em diferentes partes do mundo.

O espanhol também classificou de “inadmissível numa democracia” os comentários elogiosos de Bolsonaro a ditadores sul-americanos e, em especial Pinochet. “A mensagem que se pode transmitir é de que tudo vale”, disse o ex-juiz. (…)

 

Há riscos à democracia com Bolsonaro? Com Bolsonaro e com todos aqueles responsáveis políticos que não tomam por bandeira principal a defesa irrestrita dos direitos humanos, da verdade, da memória e da Justiça. Creio, precisamente, que essa pessoa não integra essas características, portanto o risco é muito alto.

(…)