Botafogo, Grêmio e Bragantino tiveram as suas chances, mas agora o Brasileirão é de Palmeiras e Flamengo

24 de novembro de 2023 52

Duas das equipes mais vencedoras do futebol brasileiros nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras pareciam ter uma temporada melancólica após não conquistarem Copa do Brasil e Libertadores e verem times como Botafogo e até mesmo o Bragantino desgarrarem no alto da tabela no Brasileirão. Porém, faltando quatro rodadas para o fim da competição nacional, os dois times não só estão no páreo como despontam como favoritos.

Os palmeirenses dependem apenas de si. A condição de liderança já havia sido conquistada pelo clube paulista na rodada anterior à paralisação por conta das datas Fifa, mas o secador alviverde precisou funcionar nesta quinta-feira (23). E com o empate entre Fortaleza e Botafogo, que fizeram um confronto atrasado, da 29ª rodada, a equipe do A

Porém, a vitória do Flamengo sobre o Bragantino também colocou os Rubro-Negros no patamar de time com condições totalmente reais de levar o título nacional. Principalmente porque nas últimas rodadas o Fla tem atrapalhado os adversários diretos na parte alta da tabela. Antes de colocar água no chope do Braga nesta quinta-feira (23), por exemplo, o Mengo havia vencido o próprio Palmeiras, no início de novembro. O triunfo com propriedade, por 3 a 0, no Maracanã, no dia 8, marcou a única derrota palmeirense em um recorte de sete jogos. Os demais foram todos vencidos pela equipe do Palestra Itália. 

É claro que não dá para descartar times que estão há três pontos da liderança. Mas Grêmio e Bragantino vivem em momentos anímicos completamente diferentes da dupla Palmeiras e Flamengo. 

O time gaúcho teve a faca e queijo na mão na rodada anterior às datas Fifa, mas tropeçou em casa e perdeu para o Corinthians, que briga para não cair para a segunda divisão. O Braga vive situação semelhante. No momento em que poderia dar asas, a equipe do interior paulista deu mesmo foi queda. Até antes de perder para o Fla, o Massa Bruta ficou somente no empate em casa com um Botafogo que já estava ferido com as viradas sofridas dias antes por palmeirenses e gremistas. 

O Bota, por sinal, poderia muito bem ser considerado um postulante ao título se o critério fosse somente a pontuação. A equipe carioca ainda é vice-líder com um ponto a menos que o primeiro colocado. Mas um time que não vence há sete jogos e perdeu um gordura que chegou a ser de 12 pontos não passa mais confiança alguma. Principalmente quando vive a pressão de não conquistar um título nacional há 23 anos. 

O fato é que Botafogo, Bragantino e Grêmio tiveram as suas chances. A vez agora é do Palmeiras, que basta fazer as lições com capricho contra Fortaleza, América-MG, Fluminense e Cruzeiro para se sagrar campeão brasileiro. O Verdão, no entanto, precisa ficar de olhos bem abertos, porque tem um Flamengo na espreita esperando um simples tropeço palmeirense, assim como foi com os outros clubes que brigam pela liderança, para atacar a ponta da tabela e não soltar mais.

Fonte: LANCE