Brasil aceita ajuda financeira dos EUA para “desenvolver” Amazônia

14 de setembro de 2019 617

Da BBC:

Os EUA e o Brasil concordaram em promover o desenvolvimento do setor privado na Amazônia, durante uma reunião em Washington na sexta-feira. Eles também prometeram um fundo de conservação da biodiversidade de US $ 100 milhões (£ 80 milhões) para a Amazônia, liderado pelo setor privado.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil disse que abrir a floresta tropical para o desenvolvimento econômico era a única maneira de protegê-la. Ernesto Araujo também reagiu às críticas ao manejo brasileiro dos incêndios florestais. Ele disse a repórteres em Washington que afirma que o país “não é capaz de lidar com os desafios” era falso.

Na sexta-feira, a Finlândia instou os países da UE a considerarem interromper a importação de carne bovina e soja do Brasil, a fim de pressionar o Brasil a combater os incêndios.

 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, enfrentou críticas por não proteger a região. Mais de 80.000 incêndios ocorreram na floresta amazônica até agora este ano. Especialistas acreditam que a maioria dos incêndios em todo o Brasil este ano é causada por atividades humanas, como fazendeiros e madeireiros que limpam terras para plantio ou pastagem.

(…)