Brasil cai na semi do handebol e só um 'milagre' coloca o país em Tóquio

5 de agosto de 2019 274

Não deu! Neste domingo, o Brasil fez jogo duro, mas perdeu para o Chile, nas semifinais do handebol masculino dos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER), por 32 a 29, em partida marcada por grandes defesas difíceis do goleiro chileno (Barrientos). Com o resultado, a Seleção irá disputar o bronze, nesta segunda-feira, contra o perdedor de Argentina e México, que se enfrentam ainda neste domingo. A decisão do bronze será às 20h, com a final logo em seguida, às 22h30.  

A derrota também foi doída, pois o Brasil está praticamente fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio (JAP), no ano que vem. Atual campeã pan-americana, a Seleção, cotada para ficar com o ouro, vinha de seu melhor desempenho em um mundial (nono lugar) e não ficava fora de uma final nesta competição desde a edição (a primeira com o esporte) de 1987, em Indianápolis (EUA). Já o Chile vai à final pela primeira vez, 

Quem vencer o Pan-Americano, garante uma vaga nas Olimpíadas, enquanto o segundo fica com a participação assegurada no pre-olímpico, em abril do ano que vem. Mas nem tudo está perdido. Para ir à Tóquio, o Brasil precisa torcer para que o Egito vença o Campeonato Africano e que o classificado pelo Campeonato Europeu seja Noruega, França, Alemanha, Suécia, Croácia ou Espanha. Os dois torneios continentais são em janeiro.

- Eu acho que nada funcionou. Na defesa, a gente teve momentos bons e outros com bastante desatenção. No ataque, a gente conseguiu criar bastante opções, mas falhou muito diante do goleiro. O Chile fez o melhor jogo do campeonato até agora, eles vem jogando bem há bastante tempo e mereceram a vitória - disse o capitão Petrus, ao canal "Sportv". 

O Brasil segue em segundo no quadro geral de medalhas, com 22 ouros,16 pratas e 34 bronzes. O líder é o EUA com 54 ouros e 130 medalhas no total. México, com 20 idas ao lugar mais alto do pódio, aparece em terceiro.