Casa popular concluída em seis dias e construída por 4 pessoas, Fhemeron coleta sangue em trabalho itinerante, partidos organizam a Frente Popular para 2024
Prefeitura – Em outubro do próximo ano teremos as eleições municipais (prefeitos e vereadores) e os bastidores da política estão movimentados. A Frente Progressista, segundo o colunista Roberto Kupê, do site Mais Rondônia esteve reunida na última semana visando a sucessão municipal na capital. O encontro foi na sede do Partido Verde, em Porto Velho, e contou com representantes do PSB, Psol, PT e REDE. A meta é construir uma Frente Popular para disputar a prefeitura em 2024. O PCdoB, da Federação Brasil Esperança com o PT e PV justificou a ausência em razão de problemas e saúde dos dirigentes, mas certamente estará compondo a Frente Popular. Também é esperada a integração do PDT e Solidariedade, que formatam uma federação partidária com o PSB.
Futuro – Uma casa do futuro foi construída em Campo Grande (MS) numa parceria entre o espanhol Eugen Fudulu, o brasileiro Kleber Karru e um laboratório europeu. O projeto é brasileiro e a casa é construída em apenas seis dias utilizando 4 pessoas e custa 25% mais barato que uma casa comum. A casa é 100% baseada em nanotecnologia. As paredes possuem isolamento térmico e acústico, com espuma e fios de vidro por dentro e por fora garantindo uma temperatura interna amena, esteja frio ou calor. O material resiste a fogo, água e cupim, o morador pode escolher o acabamento e resistente a ventos de até 300 km/hora e tremores de terra de até 9 graus na escala Richter. E as vantagens são mais abrangentes, porque a casa tem purificador que filtra a água antes de ela chegar as torneiras e tem estrutura para teto solar e aparelho antibactérias.
Parceria – A meta dos idealizadores da casa é fechar parceria com o governo do Estado do Mato Grosso do Sul. A equipe do governo do Estado de Rondônia, de outros estados, e das prefeituras deveriam checar a novidade e construir conjuntos habitacionais com a nova tecnologia para atender famílias de baixa renda com uma casa simples, mas segura e dotada de tecnologia de ponta. Além de todas as vantagens citadas, caso de opção pelas novas moradias seria acelerada a construção de conjuntos habitacionais atendendo a enorme demanda de residências para famílias carentes no Estado. O processo de construção também é fundamental, pois, somente 4 pessoas conseguem construir a casa em seis dias. Tudo ficaria mais fácil, simples, e o poder público, principalmente, poderia resolver a maior parte da população, que não tem uma casa para morar.
Sangue – Medida necessária e das mais oportunas a da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) de realizar coletas itinerantes para poder atender as demandas de cada região com estoque e níveis de sangue necessários. Está programada ação itinerante para Guajará-Mirim nos dias 31 de março e 1º de abril. O sangue coletado nas ações itinerantes atende as inúmeras necessidades da rede hospitalar como transfusões em pacientes com covid-19 grave, cirurgias, acidentados, vítimas de arma de fogo, esfaqueados, dentre outros. Estão impedidos de doar sangue pessoas que já tiveram doença de chagas, hepatite, após os 11 anos de idade; ter sido exposto à situação ou comportamento que levem a risco, acrescido para infecções sexualmente transmissíveis. Pessoas com mais de 70 anos também estão impedidas de doarem. A coleta será realizada na sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitão Godoy, na Avenida Cândido Rondon, 1379, bairro Serraria. Os atendimentos serão na sexta-feira (31), das 8h às 18h, e no sábado (1°), das 8h às 17h.
50 anos - O vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça (PRB) reuniu amigos no recinto Sapucaia, na capital, no último domingo (26), para comemorar seus 50 anos de idade. Muitos amigos, desde a época de Cacoal, onde ele tinha uma banca de jornal e revistas e era o distribuidor do “Diário da Amazônia”, no início da década de 90 estiveram entre os convidados. Posteriormente Fogaça mudou-se para Porto Velho, criou e edita até hoje, o antes impresso, hoje eletrônico, jornal “O Observador”, onde também passamos por lá com a coluna “Objetiva”, durante vários anos. Fogaça concorreu a deputado estadual em 2022, foi muito bem votado (5.130 votos) mas ficou na segunda suplência do seu partido. Não conseguiu se reeleger deputado estadual, mas já trabalha a sua reeleição para as eleições municipais de outubro do próximo ano.
Respigo
Uma das pessoas mais queridas e conhecidas de Porto Velho, a Bailarina da Praça, que está sempre promovendo ações comunitárias em datas festivas organiza a Páscoa Comunitária. No domingo de Páscoa (9 de abril) ela estará reunindo crianças de famílias carentes na Praça Marechal Rondon e distribuirá os ovos que conseguir arrecadar a partir das 17h +++ Quem puder deve colaborar para a iniciativa. O pix é 69 99240.3025 +++ Numa roda de amigos, todos “entendidos” de política o assunto predominante era sobre quem será o futuro prefeito de Porto Velho. Os ex-deputados federais Mariana Carvalho (PRB), Léo Moraes (Podemos) e Mauro Nazif (PSB), a ex-senadora Fátima Cleide (PT), presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz Patriota). Também foram citados a secretária de Ação Social do Estado, primeira dama, Luana Rocha e o advogado e professor universitário, Vinícius Miguel lideram a extensa lista de prováveis candidatos à sucessão municipal na capital.
MAIS LIDAS
Relator da CPI do INSS promete trabalho técnico, sem ‘narrativas’
Pimenta nega acordo na CPMI para evitar convocação de irmão de Lula
Pautado no Senado, projeto contra ‘adultização’ não deverá ter vetos de Lula
