Chuva de lama' atingiu Portugal. Eis as imagens e os cuidados a ter
ADireção-Geral da Saúde (DGS) tinha avisado, esta segunda-feira, para a ocorrência de uma "situação de fraca qualidade do ar no Continente", entre ontem e hoje, que leva a que os portugueses tenham de ter cuidados como reduzir os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
Em causa está uma massa de ar do Norte de África que levou a Autoridade para a Saúde a redobrar as recomendações, especialmente para a população mais sensível, como crianças e idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos ou com problemas cardiovasculares.
"Os grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas", avisou a Autoridade para a Saúde.
Nas redes sociais, vários utilizadores publicaram imagens do fenómeno em localidades como Vila do Conde ou Cabanas de Viriato.