Clima: chuva forte atinge Norte e Nordeste nesta 3ª; Sul tem risco de geada
A previsão do tempo para esta terça-feira (20/10) indica condições diferentes entre as regiões brasileiras. Enquanto áreas do Norte e Nordeste devem registrar pancadas de chuva e trovoadas, o Centro-Oeste terá instabilidade principalmente no norte dos estados. No Sul, o tempo permanece estável, mas o frio continua e há possibilidade de geada em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorece a formação de nuvens carregadas e mantém a chuva concentrada em áreas da Amazônia e do Matopiba — região agrícola que abrange partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O instituto mantém avisos meteorológicos para diferentes áreas, incluindo alerta laranja para acumulados elevados de chuva no sul da Bahia e avisos amarelos de perigo potencial em partes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Confira a previsão por região
Norte
A instabilidade predomina em boa parte da Região Norte, com previsão de pancadas de chuva e trovoadas no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no centro e sul do Pará e no Tocantins. Também são esperadas precipitações no sudoeste, oeste e noroeste de Roraima.
O Inmet mantém aviso amarelo para chuvas intensas no Acre, no centro e norte de Rondônia, no Amazonas, no oeste e sul de Roraima, no centro e sul do Pará e no Tocantins.
No Amapá, o céu deve permanecer com muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada na região de Macapá. Entre as capitais, a mínima prevista é de 23°C em Rio Branco (AC), enquanto a máxima pode chegar a 37°C em Boa Vista (RR).
Nordeste
Na Região Nordeste, as pancadas de chuva e trovoadas devem atingir o centro-sul do Maranhão, o sudoeste do Piauí e grande parte da Bahia. A situação exige atenção especial no sul baiano, inclusive na região de Porto Seguro, onde está vigente aviso laranja para grandes acumulados de chuva.
Há também aviso amarelo para chuvas intensas no centro e sul do Maranhão, no centro e sul do Piauí, no sudoeste de Pernambuco e em grande parte da Bahia.
Pancadas isoladas podem ocorrer ainda no noroeste do Maranhão, no centro do Piauí, no sudoeste e sul do Ceará e no oeste de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Já no centro e leste da Paraíba e de Pernambuco, o sol deve predominar durante o dia, com aumento da nebulosidade à noite.
Entre as capitais, Maceió (AL) tem mínima prevista de 23°C, enquanto Teresina (PI) pode registrar máxima de 39°C.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, as instabilidades ficam concentradas principalmente no norte de Mato Grosso e de Goiás, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nessas áreas, o Inmet mantém aviso amarelo para chuvas intensas.
Também há possibilidade de chuva isolada no Distrito Federal, no centro de Goiás e no centro de Mato Grosso. Em outras áreas mato-grossenses, as precipitações podem ocorrer principalmente durante a manhã.
No centro-sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul, a previsão é de sol e poucas nuvens. Apesar do início de dia mais frio, as temperaturas sobem rapidamente ao longo das horas.
As máximas podem chegar a 36°C em Cuiabá (MT), 32°C em Brasília (DF) e 31°C em Campo Grande (MS), onde a mínima prevista é de 16°C.
Sudeste
No Sudeste, podem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas isoladas na divisa de Minas Gerais com a Bahia e no norte do Espírito Santo. Há aviso amarelo para chuvas intensas nessas áreas. Também existe possibilidade de precipitações isoladas no norte e nordeste mineiro e em outras partes do Espírito Santo.
Nas demais áreas, o tempo deve permanecer firme. A manhã começa com possibilidade de nevoeiro no leste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro.
Na capital paulista, a previsão indica mínima de 13°C e máxima de 22°C, com sol entre algumas nuvens. Em Vitória (ES), os termômetros devem variar de 21°C a 26°C. No Rio de Janeiro (RJ), a máxima pode chegar a 27°C, enquanto Belo Horizonte (MG) pode registrar 30°C.
Sul
A Região Sul deve ter tempo ensolarado e sem previsão de chuva nesta terça-feira. Apesar da estabilidade, as temperaturas seguem baixas, com possibilidade de geada no leste do Rio Grande do Sul e nas regiões serranas de Santa Catarina.
Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR) devem registrar mínimas de 10°C. As temperaturas máximas nas três capitais da região podem chegar a 20°C.
Segundo o Inmet, o cenário deve começar a mudar a partir de quarta-feira (21), quando áreas de instabilidade podem provocar pancadas de chuva e trovoadas no oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. Para essas áreas, há aviso amarelo de perigo potencial para tempestades.
Cuidados
Diante da possibilidade de chuva intensa e de acumulados elevados, a recomendação é acompanhar os avisos atualizados do Inmet e as orientações da Defesa Civil. Em áreas sob risco de temporais, é importante evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, manter distância de estruturas metálicas e não atravessar ruas alagadas.
A previsão pode mudar ao longo do dia e variar entre municípios de uma mesma região. Por isso, a consulta aos boletins oficiais é importante para acompanhar as condições meteorológicas locais.