Desaer, nova fabricante brasileira de avião, inicia projeto com motor híbrido

15 de fevereiro de 2022 634

Desaer, fabricante brasileira de avião criada em 2017, anunciou na semana passada, o lançamento de um novo projeto híbrido. A aeronave, batizada de ATL-100H, será composta de dois turboélices – motor de turbina que aciona a hélice – convencionais e um par de motores elétricos. O avião poderá transportar quase 20 passageiros ou até 2,5 mil quilos de carga.

“A grande diferença no modelo híbrido será a eficiência e o custo reduzido da operação”, disse Evandro Fileno, presidente da Desaer, em entrevista concedida ao site de notícias CNN Brasil. “Esperamos que o ATL-100H economize entre 25% e 40% de combustível, dependendo do alcance da viagem.”

O motor elétrico, que vai compor o ATL-100H, terá quase 470 cavalos de potência. A aeronave híbrida será desenvolvida em parceria com a MagniX, fabricante de motores elétricos norte-americana.

“Quando iniciamos o projeto do avião híbrido, nós procuramos fornecedores que tivessem experiência em motores elétricos e encontramos a magniX”, completou o presidente da Desaer. “A fabricante vai fornecer toda a parte da motorização elétrica para o ATL-100H, incluindo as baterias.”

Fonte: Gleyson Araújo