Dia do Soldado. Polícia Militar e Bombeiro Militar realizam formatura para comemorar a data

25 de agosto de 2023 93

Nesta sexta-feira, 25 de agosto de 2023, à Polícia Militar do Estado de Rondônia e o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia realizam formatura geral para comemorar o Dia do Soldado. Na programação consta: promoções de oficiais e praças, outorga de Medalhas aos primeiros colocados em cursos realizados pelas corporações e trabalhos científicos voltados ao desenvolvimento de ações para bem servir à sociedade rondoniense.

No dia 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Nascido em 25 de agosto de 1803, o Duque de Caxias foi um importante líder militar e estadista brasileiro. Além de suas habilidades militares, Caxias também teve uma carreira política notável. Ele ocupou cargos importantes, como Ministro da Guerra e Presidente do Conselho de Ministros, contribuindo para a estabilização política do Brasil.

O governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha, ao falar sobre Caxias, disse que: "por seu legado e sua dedicação à pátria, Luís Alves de Lima e Silva é reverenciado como um símbolo do soldado brasileiro. O Dia do Soldado é uma forma de honrar não apenas o Duque de Caxias, mas todos aqueles que servem às Forças de Segurança nos estados e país, e trabalham incansavelmente para garantir a segurança e como o lema dos Bombeiros: vidas alheias e riquezas a salvar.".

Ele parabenizou aos novos promovidos, reconhecendo o valor dos soldados que sacrificam suas vidas em prol do bem-estar da sociedade. São homens e mulheres que enfrentam desafios, superam obstáculos e protegem à nação e o Estado com bravura e dedicação.

"Uma data importante para comemorarmos, em especial os policiais militares e bombeiros militares rondonienses que têm se dedicado diariamente para garantir a segurança da sociedade e, dedicam suas vidas à proteção e defesa do nosso Estado", comentou o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Felipe Vital.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, o Dia do Soldado tem seu valor pelas homenagens ao nosso patrono, como também, a valorização aqueles que nesta data recebem novos desafios quando de suas promoções. O governador do Estado tem investido na corporação com equipamentos, recursos tecnológicos e recursos humanos, sejam com novos cursos e aperfeiçoamentos quanto às promoções de oficiais e praças, disse.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, destacou Caxias e disse que hoje, com apoio do governo do Estado e Sesdec, a Corporação com cerca de 750 bombeiros militares, presentes em 15 municípios, se expandindo em breve para 17, com a finalização dos quartéis dos municípios de São Miguel do Guaporé e Colorado do Oeste. Saudações aos nossos tão conhecidos "Soldados do Fogo", que labutam diuturnamente em prol do cumprimento da missão de vidas alheias e riquezas salvar.

 

Texto: Lenilson Guedes

Fonte: Lenilson Guedes