Dicas para observar a chuva de meteoros nesta madrugada

21 de outubro de 2017 936

Océu deste fim de semana será iluminado pela chuva de meteoros Oriônidas, cujo pico deverá ocorrer por volta das 2h da manhã entre o sábado (21) e o domingo (22).

 

O astrônomo Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei-MG), garante que o fenômeno poderá ser observado em todo território brasileiro.

De acordo com o G1, cerca de 20 a 35 meteoros por hora deverão passar pelas regiões Norte e Nordeste do país. O fenômeno será mais "brando" na região Sul, onde passarão, no máximo, de 12 a 23 meteoros por hora.

"Se você olhar para o céu durante toda a noite, vai conseguir ver a chuva. Tem o pico que ocorre, na medida em que o radiante dos meteoros vai subindo, mas dá para ver durante toda a noite", afirma o autor do blog Observatório, Cássio Barbosa.

Embora cientistas digam que o fenômeno pode ser observado melhor ao direcionar o olhar para a Constelação Órion, Hickel diz que não há um ponto específico. No entanto, o especialista indica que a melhor forma de contemplar a chuva de meteoros é na praia, ou em um local com baixa luminosidade - de preferência, longe da poluição das grandes cidades.

Além disso, o astrônomo sugere que o observador fique deitado, ao menos durante 1 hora, para poder observar um número razoável de meteoros.