Doria ataca a Petrobas: “Se eleito presidente, vou privatizar”

16 de setembro de 2021 48

Disputando as prévias do PSDB para definir o candidato tucano na corrida ao Planalto em 2022, o governador de São Paulo, João Doria, atacou a Petrobras e disse que, caso seja eleito, vai privatizar a estatal em lotes.

Estou disputando as prévias do PSDB. Se eleito presidente da República, vou privatizar a Petrobras. E vamos privatizar em lotes. Não é para fazer uma Petrobras hoje monopolista, pública e estatal para uma Petrobras monopolista privada. Ela será dividida em várias empresas, como é nos Estados Unidos, para que haja competitividade, competição”, disse o tucano, comparando com o mercado estadunidense, dominado pelas grandes transnacionais do petróleo.

Em uma comparação surreal, Doria disse que não há aumento de combustíveis toda semana nos EUA porque “as empresas competem”, ignorando que o reajuste no Brasil se dá justamente pelo governo Jair Bolsonaro seguir a paridade internacional do preço do petróleo.

“Nos Estados Unidos não há aumento no preço toda semana como tem acontecido no Brasil. As empresas competem, precisam ter posição de disputar o preço do combustível e também do gás, e precisam sobreviver no mercado”, disse em entrevista à rádio Itabaiana, de Sergipe, nesta quarta-feira (15).

Fonte: REVISTA FÓRUM/PLINIO TEODORO