Encontro regional do PDT em Ji-Paraná, candidatos do PT terão dificuldades, nível do Madeira já preocupa

23 de janeiro de 2018 695

PDT – O partido comandado no Estado pelo senador Acir Gurgacz, pré-candidato a governador nas eleições deste ano realizará no próximo final de semana, encontro regional em Ji-Paraná. O PDT deverá disputar as eleições de outubro próximo com um ampla estrutura e formatação de parcerias visando a eleição de Acir e também de um número significativo de deputados estaduais. A expectativa é para quem será o vice de Acir.

Vice – A escolha do parceiro, no caso o vice é um problema que também atinge os demais pré-candidatos Jackson Chediak do PCdoB, Pimenta de Rondônia do Psol e Maurão de Carvalho do PMDB. O único que, caso seja candidato, via liminar, que tem um vice já definido é o senador Ivo Cassol do PP. O ex-deputado federal Carlos Magno é o nome certo para compor com Cassol, caso ele consiga viabilizar sua candidatura.

PT – O PT certamente é o partido mais prejudicado com a Lava-Jato e outras ações da Polícia Federal (PF), Ministério Público (Federal e Estadual) e outros órgãos de combate à corrupção. O partido já foi muito forte em Rondônia, inclusive elegeu Roberto Sobrinho a prefeito de Porto Velho durante dois mandatos seguidos. Também sempre esteve bem representado na Assembleia Legislativa (Ale), Câmara Federal e Senado. Hoje tem apenas um deputado estadual (Lazinho da Fetagro, de Jaru).

Phoenix – Para as eleições deste ano o PT tem dificuldades para se recuperar, ressurgir das cinzas na política. O nome de maior expressão é Roberto Sobrinho, agora sem pendências judiciais. É pré-candidato a deputado estadual com muitas chances de sucesso. É uma ótima oportunidade de o PT colocar pelo menos dois deputados estaduais na Ale a partir do próximo ano, porque Lazinho é uma das boas escolhas do eleitor em 2014 e está na cota de prováveis reeleitos.

Federal – A ex-senadora Fátima Cleide e Mariton de Holanda, o ex-padre Ton, hoje são os nomes em condições de disputar a Câmara Federal. Há espaço para um, provavelmente Fátima Cleide. Quem conseguiu a transposição para governo federal, sabe que foi ela e o saudoso ex-deputado federal Eduardo Valverde, quem abriu o espaço para o que está se consumando hoje. Hoje Fátima presta importantes serviços na APAE de Porto Velho. Gratidão não é uma prática comum do eleitor, mas a luta de Fátima pela transposição dos servidores foi intensa e objetiva.

Respigo

Na próxima quarta-feira (24) Porto Velho estará comemorando 103 anos de instalação do município. Estão programadas várias atividades culturais e recreativas para marcar a data inclusive a assinatura da concessão do complexo da Madeira-Mamoré, que assumirá a gestão +++ Quarta-feira será feriado municipal. Só funcionarão os serviços essenciais +++ O rio Madeira atingiu na manhã de hoje (22) 14,78 metros. A Prefeitura de Porto Velho já decretou Estado de Alerta +++ Os números indicam que poderemos ter nova cheia histórica, igual ou até superior a de 2014 (15,28 metros). A Defesa Civil já trabalha com ações preventivas e colocou em prática o plano de contingente caso tenha que retirar famílias de locais críticos +++ O PT também deverá ter candidatura majoritária. O advogado Marcos Pereira percorre o Estado pregando seu nome ao governo do Estado nas eleições deste ano.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

RD POLITICA ( WC E REDAçãO)